Israel proíbe entrada de cristãos em Jerusalém no Domingo de Ramos

Israel proibiu milhares de cristãos palestinos radicados na Cisjordânia ocupada de entrar na cidade de Jerusalém para participar das celebrações do Domingo de Ramos, festividade religiosa que antecede a Páscoa. Tropas israelenses foram posicionadas em peso nos checkpoints ao redor de Jerusalém e nas ruas e vielas da Cidade Velha.


Monitor do Oriente Médio

O cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, celebrou uma missa do Domingo de Ramos na manhã de domingo (24) na Igreja do Santo Sepulcro, na Cidade Velha. Bispos, monges, freiras e sacerdotes participaram do evento, porém com um número restrito de outros fiéis, reduzidos a habitantes de Jerusalém ou do território designado Israel.

Fiéis realizam procissão do Monte das Oliveiras ao Portão de Damasco, como parte das celebrações do Domingo de Ramos, em Jerusalém ocupada, em 24 de março de 2024 [Mostafa Alkharouf/Agência Anadolu]

Autoridades israelenses exigem de palestinos — muçulmanos e cristãos — que obtenham licenças especiais para entrar em Jerusalém e seus santuários, sobretudo a Mesquita de Al-Aqsa e a Igreja do Santo Sepulcro. As revistas são frequentes e abusivas e licenças costumam ser indeferidas arbitrariamente.

As igrejas da região cancelaram todas as celebrações dos feriados de Páscoa, salvo missas, preces e ritos anuais, em solidariedade a Gaza, sob genocídio israelense.

O número de peregrinos em Jerusalém também foi reduzido, devido ao cancelamento de voos à região e aumento das restrições israelenses a estrangeiros, em alguns casos, em retaliação a posição de governos internacionais por um cessar-fogo.

Igrejas em Jerusalém, Belém, Jericó e Gaza seguem o calendário ocidental para a Páscoa e o Domingo de Ramos. Igrejas em Ramallah, Nablus e Jenin celebram as festas segundo o calendário oriental ortodoxo.

Em Belém, a missa de Ramos foi realizada na Igreja Latina de Santa Catarina, adjacente à Igreja da Natividade. Missas ocorreram em outras igrejas da cidade, assim como em Jericó e nas aldeias de Beit Sahour e Beit Jala, também na Cisjordânia.

Na Cidade de Gaza, apesar dos ataques israelenses por terra e ar, a missa de Ramos foi conduzida na Igreja Latina da Sagrada Família.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem