Boeing realiza primeiro voo com seu novo helicóptero CH-47F Block II Chinook

Em 8 de abril de 2024, a empresa americana Boeing Defense anunciou por meio de um tweet o primeiro voo do helicóptero CH-47F Block II Chinook. Embora o CH-47 Chinook tenha sido regularmente atualizado para melhor atender às necessidades das forças armadas, ele entrou no serviço ativo pela primeira vez na década de 1950 e um sucessor foi necessário.


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O desafio de encontrar um sucessor para o CH-47 Chinook é significativo, pois poucos fabricantes podem fornecer um transporte de tropas de longa duração que possa ser convertido para várias missões, como abastecimento, evacuações médicas, etc.

CH-47F Bloc II durante seu primeiro voo de teste. (Imagem: Divulgação)

A Boeing introduziu, portanto, o CH-47F Block II Chinook, cujo primeiro contrato foi concluído em dezembro de 2023 para seis unidades deste helicóptero de transporte pesado que pode cobrir 712 km, em comparação com 720 km para seu antecessor equipado com tanques de combustível adicionais. O CH-47F Block II é capaz de decolar com mais de uma tonelada e meia a mais de carga útil do que seu antecessor (28.000 libras vs. 25.000 libras).

Tendo completado recentemente seu primeiro voo, também é notado que o CH-47F Block II tem uma velocidade de cruzeiro mais alta do que seu antecessor, o que pode reduzir o tempo de transporte s.O H-47 Chinook é o helicóptero pesado de escolha para o Exército dos EUA e 20 operadores internacionais. É um helicóptero avançado, multi-missão, de rotor tandem, comprovado em transporte de carga e tropas, busca e resgate, evacuação de vítimas, operações especiais, ajuda humanitária e em desastres, e muito mais.

O projeto do rotor tandem proporciona maior estabilidade e controle, máxima agilidade, facilidade de carga e descarga e desempenho superior em vento. O Chinook pode operar onde outros não podem. O acesso à rampa traseira em qualquer terreno não é restrito pela folga do rotor de cauda, permitindo que os tandems operem em posições montanhosas despreparadas e executem a capacidade única de pouso de pináculo. O design também permite que o Chinook voe a até 20.000 pés, mais alto do que outros helicópteros de sua classe.

Ele contém um sistema de gerenciamento de cockpit digital totalmente integrado – o Common Avionics Architecture System (CAAS) Cockpit combinado com um Sistema de Controle de Voo Automático Digital (DAFCS) – bem como recursos avançados de manuseio de carga que complementam o desempenho da missão da aeronave e melhoram a consciência situacional.

Cobrindo uma grande quantidade de distância em um curto período de tempo, o CH-47F Chinook pode ser equipado com tanques de combustível de alcance estendido e equipado para capacidade de reabastecimento ar-ar, o que significa que o Chinook pode voar mais longe do que nunca.

O programa Chinook Block II posiciona o Exército e aliados internacionais para o sucesso a longo prazo. A aeronave Block II não só é capaz de atender aos requisitos atuais de carga pesada, mas também fornece melhorias estruturais e de projeto que permitem atualizações futuras adicionais para atender às necessidades de carga pesada de longo prazo.

Os principais investimentos em tecnologias de próxima geração, como aviônicos, arquitetura de sistemas abertos e integração de sistemas de missão, permitirão uma superação decisiva, uma vantagem crítica para o caça ter sucesso em Operações Conjuntas de Todos os Domínios. Melhorias estruturais e atualizações de potência do veículo manterão o Chinook preparado para lutar e vencer em todas as missões, incluindo operações de combate em grande escala nas próximas décadas.

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