Coreia do Norte instala minas em estrada intercoreana dentro da DMZ

A Coreia do Norte instalou minas terrestres em uma estrada intercoreana dentro da Zona Desmilitarizada (DMZ) que separa as duas Coreias, disse uma autoridade militar sul-coreana nesta segunda-feira (29), a mais recente de uma série de medidas para fechar estradas transfronteiriças.


Yonhap

Seul - Os militares detectaram minas na estrada Norte não pavimentada dentro da DMZ no final do ano passado perto de Arrowhead Hill, em Cheorwon, 85 quilômetros a nordeste de Seul, de acordo com o funcionário.

Um oficial militar sul-coreano (R) aperta a mão de seu homólogo norte-coreano enquanto eles se encontram dentro da Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias para participar de um projeto para estabelecer uma estrada transfronteiriça, nesta foto de arquivo fornecida pelo Ministério da Defesa de Seul em 22 de novembro de 2018 (Yonhap)

O caminho foi criado sob um acordo militar intercoreano de 2018 para conectar o Sul e o Norte para esforços conjuntos para escavar restos mortais dos mortos perto da colina durante a Guerra da Coreia de 1950-53.

Desde o final do ano passado, o Norte instalou minas em todas as estradas entre as duas Coreias, antes vistas como símbolos da reconciliação e cooperação intercoreanas.

Em janeiro, tropas norte-coreanas foram vistas instalando minas em duas estradas intercoreanas - a estrada Gyeongui entre a cidade fronteiriça ocidental de Paju e a estrada Kaesong do Norte e a estrada Donghae ao longo da costa leste.

No mês passado, os militares também detectaram o Norte removendo dezenas de postes de iluminação pública ao longo das duas estradas.

As medidas vieram depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, pediu o fim de uma política de décadas de busca de unificação com a Coreia do Sul e a definição de suas relações como aquelas entre "dois Estados hostis um ao outro".

Em janeiro, Kim deu instruções para medidas "rígidas" para bloquear todos os canais de comunicação intercoreana ao longo da fronteira, como cortar a rota terrestre de Gyeongui a um "nível irrecuperável".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem