Irã na ONU: 'ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco é um ataque terrorista'

A declaração da missão foi dada nesta segunda-feira (1º), em consequência ao ataque realizado por Israel contra o consulado iraniano em Damasco.


Sputnik

No comunicado, a missão iraniana na Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou que a ação requer respostas decisivas.

© AP Photo / Craig Ruttle

"O regime sionista agressor assume total responsabilidade por suas consequências, e a República Islâmica do Irã se reserva o direito legítimo e inerente ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas de dar uma resposta decisiva a tais atos repreensíveis", afirmou o comunicado na segunda-feira.

Além disso, a declaração pedia a convocação de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), qualificando o ataque ao seu consulado de "uma enorme violação do direito internacional".

"Esse crime horrível e ataque terrorista covarde é uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, do direito internacional e do princípio fundamental da inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares […] e representa uma ameaça significativa à paz e à segurança regional", destaca a nota.

Sobre o caso


Pelo menos cinco pessoas foram mortas como resultado de um ataque aéreo israelense que teve como alvo um prédio perto da Embaixada do Irã em Damasco, na Síria, segundo uma fonte de segurança síria revelou à Sputnik nesta segunda-feira (1º).

"De acordo com relatos iniciais, duas pessoas foram mortas e outra ficou ferida em um ataque israelense a um prédio perto da Embaixada iraniana em Damasco", disse a fonte.

Um relato anterior da emissora estatal Radiotelevisão da República Islâmica do Irã (IRIB) afirmou que um ataque aéreo israelense atingiu um edifício que pertence ao Consulado-Geral iraniano em Damasco e que serve de residência para o embaixador.

Ainda de acordo com uma apuração preliminar da IRIB, o ataque aéreo israelense que atingiu o Consulado-Geral iraniano em Damasco nesta segunda-feira teria vitimado vários diplomatas do país do Oriente Médio, uma informação que ainda não foi oficialmente confirmada.

De acordo com a TV estatal síria Al Ekhbariya, a defesa antiaérea do país abateu a maioria dos mísseis, mas os restantes bastaram para acertar um prédio perto da Embaixada do Irã e destruí-lo.

Minutos depois, segundo a mídia local, o número de vítimas fatais subiu para cinco.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem