Irã pede ação muçulmana resoluta para acabar com genocídio em Gaza

O presidente do Irã pediu medidas sérias, decisivas e preventivas de todas as nações islâmicas para apoiar a Palestina e parar os crimes genocidas do regime sionista contra Gaza, propondo que os muçulmanos cortem completamente os laços políticos e econômicos com Israel.


Tasnim News

Numa conversa telefónica com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, no domingo, o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, felicitou a Turquia pelo mês sagrado do Ramadã e desejou paz, estabilidade, segurança e prosperidade para a comunidade islâmica.


Manifestando preocupação com o sofrimento e a dor do povo de Gaza causados pelos crimes israelenses, apesar de uma resolução de cessar-fogo adotada pelo Conselho de Segurança da ONU, Raisi disse: "O regime sionista não adere não apenas a esta resolução, mas também a quaisquer leis, tratados e pactos internacionais, e violar mais de 400 declarações e resoluções internacionais mostra a agressividade, a natureza violadora da lei e anti-humana deste regime, que requer a cooperação séria dos países islâmicos para apoiar o povo oprimido de Gaza".

A Ummah islâmica espera que os líderes dos países islâmicos mostrem uma ação decisiva e dissuasória para parar o genocídio e os crimes dos sionistas na Palestina, acrescentou o presidente iraniano, pedindo a coordenação muçulmana no âmbito da Organização de Cooperação Islâmica e outras organizações regionais e internacionais para fornecer ajuda humanitária ao povo de Gaza.

"Em uma situação em que o governo americano continua a fornecer amplo apoio financeiro e armamentista ao criminoso regime sionista, uma das maneiras mais dissuasivas e eficazes de forçar os sionistas a parar de cometer crimes em Gaza é cortar completamente as relações políticas e econômicas com este regime", afirmou Raisi, segundo seu site oficial.

Ele também enfatizou a necessidade de cooperação e unidade entre os países islâmicos no envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza para evitar a fome na Palestina, expressando a prontidão do Irã para qualquer iniciativa neste campo.

Em outra parte de seus comentários, o presidente pediu medidas práticas para fortalecer as relações políticas, econômicas e culturais entre o Irã e a Turquia.

Ele também expressou a disposição do Irã de promover a cooperação com a Turquia no campo da energia, expressando esperança de que a cooperação entre os dois vizinhos desempenhe um papel na garantia dos interesses das duas nações e também no aumento da unidade entre as nações islâmicas.

Por sua vez, Erdogan parabenizou o governo e a nação iraniana pelos dias da Festa Divina.

Saudando o sucesso do Irã na realização das recentes eleições parlamentares e da Assembleia de Peritos, o Presidente turco reafirmou o compromisso de Ancara em implementar os acordos celebrados pelo Conselho Supremo de Cooperação Irã-Turquia durante a mais recente visita do Presidente iraniano à Turquia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem