Novos detalhes sobre o futuro porta-aviões da Turkiye

Em 25 de abril de 2024, o Estaleiro Naval de Istambul da Marinha turca abriu seus portões para informar a imprensa sobre os últimos desenvolvimentos em vários projetos navais. O mais intrigante é, sem dúvida, o futuro porta-aviões.


Tayfun Ozberk | Naval News

Em fevereiro de 2024, durante a visita do presidente Recep Tayyip Erdogan ao Escritório de Projetos de Design no Estaleiro Naval de Istambul, o projeto de desenvolvimento e construção de porta-aviões indígenas da Marinha turca foi revelado pela primeira vez. Anteriormente, havia confusão nos meios de comunicação de defesa, já que esse projeto havia sido erroneamente associado ao projeto do 2º LHD. No entanto, tornou-se evidente após esta visita que se tratava, de facto, de um projecto separado de desenvolvimento de porta-aviões. Algumas características do futuro porta-aviões também foram visíveis nas fotografias tiradas durante a visita.

O infográfico do futuro porta-aviões do Turkiye distribuído pelo Estaleiro Naval de Istambul

Ontem, 24 de abril de 2024, o comandante do Estaleiro Naval de Istambul recebeu os jornalistas, apresentando-lhes as últimas atualizações sobre projetos navais significativos. O tour de mídia centrou-se principalmente em torno do futuro projeto de porta-aviões. As autoridades aproveitaram a oportunidade para divulgar detalhes adicionais sobre as especificações da transportadora durante a coletiva de imprensa.

De acordo com declarações feitas aos jornalistas pelo Escritório de Projetos de Design, o porta-aviões não receberá nenhum apoio de um país estrangeiro em seu projeto e construção. Em vez disso, será construído inteiramente internamente, mostrando a autossuficiência de Turkiye neste significativo projeto naval.

O porta-aviões deve incluir três pistas, sendo duas designadas para decolagem e uma para pouso. Inicialmente, não haverá sistema de catapulta a bordo. Em vez disso, o Escritório de Projetos de Design pretende utilizar uma rampa modular. No entanto, o plano de longo prazo envolve o desenvolvimento de um sistema de catapulta indígena por engenheiros turcos, que acabará substituindo a rampa modular.

O plano inicial prevê a implantação de 50 aeronaves, sendo 20 estacionadas no convés e 30 alojadas no hangar. Entre essas aeronaves estão a versão naval da aeronave de ataque leve Hurjet da TAI, o caça a jato não tripulado TAI ANKA-III, o caça a jato não tripulado Bayraktar KIZILELMA de Baykar e o TB-3 UCAV. De acordo com a Defence Turkey, as autoridades de defesa turcas indicaram que o número de aeronaves pode ser aumentado à medida que o projeto avança. O DPO está em contato com a TAI e Baykar para o projeto.

O porta-aviões estará armado com um MIDLAS VLS (Sistema de Lançamento Vertical) de 32 células e quatro sistemas de armas Gökdeniz para autodefesa.

As especificações técnicas da operadora foram reveladas em fevereiro de 2024, sem alterações observadas. Vai manter um comprimento de 285 metros e um deslocamento de 60.000 toneladas. Além disso, o transportador será equipado com propulsão Combined Gas Turbine and Gas Turbine (COGAG), garantindo uma velocidade máxima de 25 nós. O DPO planeja montar quatro turbinas a gás LM2500 como o sistema de propulsão principal.

Os participantes também souberam que uma versão naval do caça KAAN está sobre a mesa, mas ainda precisamos de mais informações para confirmar esse rumor. 

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