A Guiana está sendo preparada contra a Venezuela como a Ucrânia foi contra a Rússia, diz Maduro

Presidente venezuelano diz que a Guiana "se tornou o epicentro da maior ameaça à paz na América do Sul e na Venezuela".


Sputnik

A implantação de bases militares e de inteligência dos EUA na Guiana é uma preparação para um conflito, como foi o caso na Ucrânia.

Nicolás Maduro © AP Photo / Ariana Cubillos

A declaração foi dada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em um vídeo publicado pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, na rede social X (antigo Twitter) neste domingo (5).

"A Guiana se tornou o epicentro da maior ameaça à paz na América do Sul e na Venezuela. Já existem 12 bases da CIA lá, 14 bases secretas do Comando Sul [...] assim como prepararam a Ucrânia contra a Rússia, estão preparando a Guiana, nos subestimando. Eles não sabem do que somos capazes diante das ameaças", disse Maduro.

Em abril, como parte de uma delegação internacional, Rodríguez foi a Haia, nos Países Baixos, para apresentar documentos à Corte Internacional de Justiça (CIJ) que confirmariam o que Caracas classifica como "direito inalienável" da Venezuela ao disputado território de Essequibo.

Essequibo é alvo de uma disputa que já dura mais de 100 anos entre a Venezuela e a Guiana, que era uma colônia britânica e hoje faz parte da Comunidade de Nações, organização que integra 53 ex-colônias britânicas.

A região possui vastas reservas de petróleo atualmente exploradas pela multinacional norte-americana ExxonMobil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem