FAB monta aviões não tripulados em Santa Maria

Zero Hora

A Base Aérea de Santa Maria (Basm) está montando dois Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant) fabricados em Israel e adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os Vants modelo RQ-450 custam cerca de R$ 48 milhões e serão montados até 15 de março. Eles chegaram ao Brasil, segundo a FAB, em 30 de janeiro.

De acordo com o comandante da Base Aérea de Santa Maria, David Almeida Acolforado, os Vants serão utilizados para fazer segurança de autoridades e nos estádios na Copa das Confederações, neste ano, na Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas, em 2016. Durante a Rio +20, no Rio de Janeiro, um Vant da Basm auxiliou na segurança.


– Essas aeronaves permitem monitoramento à distância dos locais sem serem percebidas pelo público. Além de não ficarem no campo de visão, produzem menos ruído que modelos anteriores – explica Alcoforado.


As duas novas aeronaves já devem ser utilizadas nas próximas Operações Ágata, nas regiões de fronteira. Agora, são quatro unidades que fazem parte do Esquadrão Hórus. Dois RQ-450 já estavam em operação desde 2011. Uma das estrelas da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2010, o avião não tripulado que seria a principal arma para combater o tráfico de drogas nas fronteiras ficou meses no chão por falta de contrato de manutenção. Uma cláusula da compra do sistema impedia a aeronave de voar sem o contrato.
 

Primeira experiência com os Vants ocorreu em 2010

Apesar de serem do mesmo modelo, as aeronaves recebidas agora têm algumas melhorias, como câmeras diurnas e de infravermelho de melhor resolução e sistemas de comunicações aperfeiçoados. Também foi recebido um radar que permite fazer imagens mesmo através das nuvens. As primeiras experiências da FAB com aviões não tripulados ocorreram em 2010.


Durante as missões, os Vants fazem imagens tanto de dia quanto de noite e transmitem ao vivo para os Centros de Controle. Na FAB, essas aeronaves são comandadas do solo por aviadores com experiência em aviões e helicópteros de combate, além de conhecimentos em missões Militares e regras de controle do espaço aéreo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem