Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

Ao menos 53 militares morrem em ataque terrorista no Mali

Ao menos 53 militares morreram na sequência de um ataque de radicais contra uma posição do Exército do Mali na zona de Ménaka, no leste do país.


Sputnik

O ministro da Comunicação do Mali, Yaya Sangare, anunciou na sua página no Twitter que ao menos 54 pessoas morreram no ataque terrorista, das quais 53 militares e um civil.


Militares do Mali (foto de arquivo)
© AFP 2019 / Habibou Kouyate

"Logo após o ataque contra a posição das Forças Armadas em Indelimane, os reforços enviados encontraram 54 corpos, incluindo um civil, e 10 sobreviventes e constataram danos materiais importantes", escreveu o ministro.

A autoridade adicionou que, de momento, a situação está sob controle e que está decorrendo a busca e a identificação de vítimas.

Anteriormente tinha sido informado sobre a morte de 35 militares em um ataque terrorista ocorrido no leste do país, próximo da fronteira com o Níger.


Comentários