Paraguai assina acordo para adquirir seis aeronaves Super Tucano do Brasil

Visita do ministro brasileiro no Paraguai teria sido para finalizar compra de aeronaves Super Tucano.


Por Fernando Valduga | Cavok

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, e o ministro da Defesa brasileiro, José Múcio Monteiro, teriam assinado, durante reunião no Palácio López, uma carta de intenção envolvendo a aquisição de seis aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano para equipar a Força Aérea Paraguaia (FAP).


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil ofereceu um financiamento de 100 milhões de dólares para a montagem dos aviões.

Porém, o Ministro da Defesa do Paraguai, General Oscar González, afirmou que há negociações, mas não há compromisso porque estão sendo analisados custos e outros fatores.

O acordo abrange a construção e entrega de seis aeronaves Super Tucanos, conhecidas pela versatilidade e eficiência operacional. Estas aeronaves desempenharão um papel crucial nas operações da Força Aérea Paraguaia, fortalecendo suas capacidades de vigilância, interceptação e defesa.

O Embraer EMB-314 (A-29) Super Tucano é uma aeronave leve de ataque e treinamento avançado projetada e fabricada pela empresa brasileira Embraer. Atualmente mais de 260 aeronaves foram encomendadas, marcando presença em mais de 16 forças aéreas que o possuem em sua frota. Ele acumulou mais de 500 mil horas de voo, das quais quase 60 mil horas foram em combate.

É uma aeronave monomotor, de asa baixa e design robusto, especialmente projetada para missões de contra-insurgência, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado de pilotos. É a única aeronave de ataque leve projetada desde o início para atender às demandas de combate aéreo e operações austeras em campos de aviação.

Entre as características desta aeronave, ela é movida por um potente motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C, que proporciona uma velocidade máxima de operação (Vmo) de 320 kt (592 km/h) e uma velocidade de cruzeiro de 280 kt (518 km/h), com alcance máximo de 1.650 milhas náuticas ou 3.050 quilômetros usando três tanques de combustível externos. Além disso, tem peso máximo de decolagem de 11.905 libras ou 5.400 quilogramas, com capacidade externa máxima de 3.417 libras ou 1.550 quilogramas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem