RAFAEL apresenta o Sea Spotter - Sistema IRST de nova geração

A RAFAEL Armament Development Authority Ltd está desenvolvendo um avançado IRST(Infra-red Search and Track – Busca e rastreio por Infravermelho) naval, que possibilitará a um navio automaticamente localizar e apontar ameaças e alvos localizados próximos a ele sem se expor a sistemas inimigos.

Apelidado de Sea Spotter, ele é um sistema de acompanhamento por infravermelho de nova geração(terceira geração), que é capaz de automaticamente localizar alvos aéreos e navais; supersônicos e lentos; alvos muito pequenos acima e ao redor da belonave; do horizonte ao zênite, e transferir os dados para o sistema de combate do navio para interceptação.

Baseado em sensores de infravermelho, o Sea Spotter é um sistema completamente passivo. Ao contrário de sistemas de radares baseado em eletromagnetismo, ele não emite nenhum sinal. Assim, como parte de sua consciência situacional, ele pode “ver” mas não pode ser visto por não emitir nenhum sinal e, portanto, sem informar a posição do navio ao inimigo.

A imagem geral da arena de batalha e do alvo que é produzida pelo Sea Spotter é capaz de localizar ameaças como mísseis superfície-superfície, mísseis sea-skimmer(voa rente ao solo ou mar) supersônicos e subsônicos, aeronaves de combate, bombas planadoras, armas anti-radiação, helicópteros, navios, pequenos alvos como o periscópio de submarinos e/ou ameaças terroristas como jet skis.

A geração anterior de sistemas IRST sofria de uma taxa grande de alarmes falsos, o que os torna ineficientes e inúteis. Sistemas de terceira geração como o Sea Spotter são baseados num sensor de acompanhamento contínuo (que não é um sensor para escaneamento), que aliados a algoritmos de processamento de imagens apropriados, reduz grandemente o número de alarmes falsos para uma taxa de um alarme falso a cada 24h.

O sistema Sea Spotter é projetado para todos os vetores navais e é baseado em duas patentes específicas e em uma habilidade de processamento de imagem que é uma das capacidades mais avançadas da RAFAEL.

Fonte: RAFAEL

Traduzido por: César Ferreira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem