Irã produz míssil capaz de atingir Israel e bases dos EUA



TEERÃ - O Irã anunciou ontem a produção de um novo míssil com alcance de aproximadamente 2.000 quilômetros, o que o torna capaz de atingir Israel e bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio, informou a Agência de Notícias da República Islâmica.

O ministro da Defesa do Irã, general Mostafa Mohammad Najjar, afirmou que o míssil Ashoura foi produzido por fábricas ligadas à pasta, prosseguiu a agência estatal. Ele não revelou se o Irã já testou ou míssil nem se tem planos de fazê-lo. Ashoura significa "o décimo dia" em farsi, uma referência sagrada entre os muçulmanos xiitas referente ao martírio do terceiro imã.

O Irã lançou seu programa de armas durante a guerra com o Iraque, travada entre 1980 e 1988, para compensar o embargo de armas imposto pelos EUA. Estima-se que o Irã seja militarmente autosuficiente desde 1992, produzindo seus próprios aviões, torpedos, mísseis indetectáveis por radares, tanques e veículos blindados.

Os mais recentes desdobramentos do programa de armas ocorrem em meio a um impasse entre Teerã e Washington com relação ao programa nuclear iraniano. Os EUA acusam o Irã de desenvolver em segredo um programa nuclear bélico. O Irã nega a acusação e assegura que suas usinas atômicas têm fim estritamente pacífico de geração de energia elétrica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem