Helicópteros DAUPHIN da GUARDA COSTEIRA AMERICANA ultrapassam a marca de 1 milhão de horas de vôo

A frota de helicópteros Dauphin HH-65 da US Coast Guards, marca assim uma nova e significativa etapa operacional para esses bimotores que realizam missões de patrulha e segurança interna, além de operações de salvamento em todo o território dos EUA.

Autor: Tradução Helibras

Desde as primeiras entregas, em 1985, os helicópteros HH-65 se tornaram um elemento chave na frota da Guarda Costeira Americana, que opera atualmente 96 aeronaves deste modelo.

Os HH-65 operam a partir de 17 bases aéreas situadas no território continental, bem como no Havaí e em Porto Rico. Foi durante uma missão de transporte aeromédico, no mar, com um paciente a bordo, que um helicóptero HH-65C baseado na Estação Barbers Point (Havai), alcançou, em 20 de setembro último, esta marca de um milhão de horas de vôo. Entre as novas responsabilidades assumidas atualmente pela frota de HH-65, as versões armadas da aeronave, são destinadas a proteger a região da capital do país e assegurar a interceptação / interdição de navios no mar. Entretanto, as operações de busca e salvamento continuam sendo uma das principais tarefas dos Dauphin HH-65, que foram amplamente utilizados durante as operações de salvamento realizadas após a passagem dos furacões Katrina e Rita em 2005 e são utilizados atualmente para diferentes tipos de missões, tanto no mar quanto em altas montanhas.

“Este milhão de horas de vôo que acaba de ser ultrapassado constitui uma vitória impressionante, ainda mais significativa quando consideramos o ambiente no qual a frota opera e a diversidade das missões asseguradas por estes helicópteros”, enfatiza Marc Paganini, presidente da American Eurocopter. “Estamos todos orgulhosos desta vitória e é com grande prazer que antecipamos a continuação de nossas relações com a Guarda Costeira Americana, dando-lhe o apoio que ela necessita e melhorando ainda mais as capacidades do HH-65”.

“A Guarda Costeira Americana é um dos clientes mais importantes e mais emblemáticos da Eurocopter. O fato desta Guarda ter ultrapassado a marca de um milhão de horas de vôo com nossos helicópteros é um fato altamente simbólico para nós” acrescentou Lutz Bertling, presidente do Grupo Eurocopter. “Na Eurocopter, nos esforçamos sempre para fornecer a nossos clientes, responsáveis pela vistoria das costas de seus países, helicópteros com desempenho extremamente eficiente, com um serviço de apoio ao cliente de primeira ordem, a fim de permitir que realizem suas missões de serviço público da forma mais eficaz possível e em condições excelentes de segurança”.

Todos os helicópteros Dauphin utilizados pela Guarda Costeira Americana foram convertidos para a versão HH-65C, que se beneficia de melhorias notáveis ao nível dos motores e dos sistemas a bordo, a fim de oferecer mais potência, uma melhor manobrabilidade e maiores margens de segurança. O programa de melhoria foi realizado pelo centro logístico e de reparo da Guarda Costeira Americana (Aircraft Repair and Supply Center) e a American Eurocopter, de seu lado, colocou em operação uma linha de montagem suplementar para este tipo de conversão em sua fábrica de Columbia (Mississipi). Realizado no âmbito do programa Deepwater, esta conversão foi finalizada antecipadamente em relação ao calendário fixado pelo Congresso.

O HH-65 é uma versão do Dauphin Eurocopter, do qual aproximadamente 1000 aeronaves já foram entregues no mundo todo, 860 das quais estão em operação atualmente. O principal operador deste tipo de helicópteros, a Guarda Costeira Americana, com 65 aeronaves em serviço, representa sozinho, 10% da frota de Dauphin atualmente operada no mundo e 20% dos cinco milhões de horas de vôo acumuladas por estes helicópteros em todos os países.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem