Pátria AMV para o deserto

Veículo da Patria chega aos Emirados com torre russa

Depois de negociações prolongadas e de um desenvolvimento específico para os Emirados Árabes Unidos, o veículo PATRIA da AMV foi escolhido pelas autoridades militares daquele país árabe.

Este é o primeiro cliente árabe para o modelo do fabricante finlandês, que atingiu já um total de 1200 encomendas, tendo-se transformado num dos veículos blindados 8x8 de maior sucesso.

As negociações entre a Patria e os Emirados, começaram em 2006 e uma versão especificamente desenhada para os Emirados foi apresentada publicamente no inicio de 2007 durante a IDEX, feira especializada em equipamentos militares que se realizou exatamente nos EAU.

Uma das características mais curiosas da versão do AMV apresentada aos Emirados Árabes, consiste na colocação da torre equipada com um canhão de 100mm de baixa pressão e com um canhão coaxial de 30mm. A torre é de fabrico russo e equipa os veículos de combate de infantaria BMP-3.

Uma das exigências dos Emirados era exatamente um veículo que complementasse a frota de BMP-3 ao serviço do país, a qual ultrapassa as 400 unidades.

Por esta razão e por uma questão de uniformização a torre russa teve que ser aplicada no veículo AMV que esteve em testes nos últimos meses. Segundo a Patria, a adaptação da torre de fabrico russo não foi especialmente problemática.

O AMV dos Emirados, também é ligeiramente mais longo (35cm) e tem maior capacidade de carga que a versão Standard que foi fornecida a alguns países europeus e para África do Sul. Ele tem um peso de 23.5 toneladas, o que se aproxima do peso máximo de projeto para este veículo, que é de 27 toneladas. O aumento de peso teve também que ser considerado para garantir que o veículo mantinha as suas capacidades anfíbias.

Além da sua tripulação de três, o AMV dos Emirados pode ainda transportar mais oito militares completamente preparados para combate.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem