Fuerza Aerea de Chile (FACh) adquirirá 16 F-16 por US$ 170 milhões

Serão adicionadas 16 caças à frota que contará agora com 44 aviões modelo F-16.



O Chile planeja adicionar 16 caças F-16 usados à frota de combate da Fuerza Aérea de Chile (FACh), que já dispõe de 28 destes caças, informaram fontes do Ministério de Defesa.

As novas aeronaves serão adquiridas da Holanda e substituirão os F-5E Tigre III, que serão retirados de serviço ao final de 2009, da base de Cerro Moreno, localizada nas proximidades da cidade de Antofagasta.

Dos 28 aviões de combate F-16 que possui atualmente o Chile, dez são unidades novas da variante C/D Block 50, que foram comprados aos Estados Unidos, por mais de US$ 660 milhões de dólares, no ano de 2002.

Há três anos, o Chile também adquiriu 18 aeronaves de segunda mão da variante A/B MLU (Mid-Life Update), da Holanda, a um custo de 180 milhões de dólares, os quais substituíram os Mirage 5 Elkan e Mirage 50/Pantera, retirados de serviço nestes últimos anos.

O segundo lote de F-16 MLU, excedentes da Real Força Aérea Holandesa, estão orçados em aproximadamente 170 milhões de dólares, e junto às aeronaves serão entregues uma importante quantidade de peças de reposição, manuais e apoio técnico adicional.

Com esta compra, a Fuerza Aérea de Chile contará com 44 aviões F-16, que segundo o Ministério de Defesa, permitirá uma redução dos custos operacionais relacionados com a instrução, manutenção e logística por ter um único modelo de caça em operação.

As aeronaves não terão una base fixa, mas é provável que como as demais 28 aeronaves existentes estão no norte do Chile, o novo lote comprado da Holanda poderá ser destinado à zona austral do país.

O novo lote de F-16 substituirá os F-5E Tiger III. Atualmente fazem parte da Brigada Aerea VII, Base Cerro Moreno, Antoofagasta, com a missão de interceptação. A FACh tem uma frota de 12 F-5E e 2 F-5F Tiger III.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem