Corrida do Marinheiro reúne mais de 1,5 mil



Mais de 1,5 mil atletas participaram ontem da sexta edição da Corrida do Marinheiro, promovida pelo Comando do 4º Distrito Naval. A atividade deu a largada à semana de comemorações em homenagem ao Dia do Marinheiro, que transcorre dia 13 deste mês. Além de troféus e medalhas, os 65 vencedores, de diversas categorias, foram agraciados com equipamentos eletrônicos.

O primeiro lugar geral recebeu uma televisão em LCD de 26 polegadas. A corrida, que teve início às 7 horas, teve duração de cerca uma hora e meia. Foram dez quilômetros de percurso, com largada e chegada em frente ao prédio do 4º Distrito Naval, na avenida Arthur Bernardes. A premiação foi feita ao som da banda de música da Marinha.

Segundo o coordenador do evento, o capitão Cristiano Vinagre, a semana comemorativa tem como objetivo estreitar os laços entre a instituição militar e a sociedade civil paraense. 'É um evento que não é mais da Marinha do Brasil, e sim, de toda sociedade', afirmou. Até o dia 14, vários eventos acontecem em Belém. Hoje, a banda do grupamento de fuzileiros navais de Belém se apresenta, às 20 horas, no shopping Castanheira e, dias 12 e 14, no It Center.

VISITAÇÃO

Os navios da Marinha Brasileira também estarão abertos à visitação pública, entre os dias 8 e 14, no cais da escadinha da Estação das Docas. Lá, os interessados poderão conhecer de perto navios como o Patrulha Guarujá, Auxiliar Pará e o Patrulha Bocaína. Neste último, no convés da popa, haverá ainda uma exposição de Organizações Militares (OM) subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval.

Dia 12, a Marinha faz a cerimônia militar de imposição das medalhas Mérito Tamandaré, medalha Amigo da Marinha, além da premiação do concurso de redação 'Operação Cisne Branco'. O evento acontece na praça Carneiro da Rocha, situada na praça do Arsenal em frente à sede do 4º Distrito Naval.

O Dia do Marinheiro faz alusão ao nascimento do almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. Ao longo da carreira, que foi dos 15 aos 82 anos, Tamandaré comandou diversos navios da Armada Imperial, exercendo também cargos administrativos. Considerado como um grande 'homem do mar', ele teve também atuação destacada pela reorganização e modernização da Marinha, em virtude do advento da navegação a vapor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem