Joanna reforça o pelotão das Forças Armadas

Nadadora também foi "convocada" para participar dos Jogos Mundiais Militares, em 2011, no Rio

Ana Paula Santos e Cassio Zirpoli - Diário de Pernambuco

Um pelotão de elite das Forças Armadas do Brasil começou a ser montado há cinco meses. Uma tropa que reúne sargentos de todos os cantos do país. Os mais fortes. Os mais rápidos. Os mais ágeis. São 72 ao todo.

Unidos com a missão de defender o país daqui a dois anos, numa "batalha" agendada para acontecer em pleno Rio de Janeiro. Um dos últimos a se apresentar ao grupamento especial foi o sargento Maranhão. Na verdade, "a" sargento. Joanna Maranhão, 22 anos. Ela mesma, a nadadora com o melhor resultado do país nos Jogos Olímpicos. Assim como ela, os outros 71 "neo-militares" vão representar o Brasil na 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, em julho de 2011.

Joanna mal encontrou tempo para desfazer as malas. Chegou recentemente de Moscou, na Rússia, onde surpreendeu com medalhas e recordes na etapa da Copa do Mundo de Natação. "Vai ser uma experiência completamente nova para mim. Estou curiosa e ao mesmo tempo tranquila em relação aos jogos. Vou ter que me concentrar neste período de adaptação. Posso dizer que o Brasil vai estar bem representado", comentou Joanna, que seguiu de carro para o Rio de Janeiro - juntamente com a também nadadora Daynara Lopes - onde se apresentou ontem no quartel da Urca. O paraibano Kaio Márcio Almeida, que bateu recorde mundial nos 200m borboleta em piscina curta da etapa da Copa do Mundo, em Estocolmo, na Suécia, é outro nome confirmado para defender o Brasil na competição.

E os reforços não estão restritos à piscina. No atletismo, nomes consagrados farão parte da delegação nacional. Vicente Lenílson, Hudson Souza e os pernambucanos Keila Costa e Jessé Farias são apenas alguns inscritos. No tatame, um verdadeiro festival de medalhistas darão sua contribuição às Forças Armandas do Brasil. Tiago Camilo, Luciano Corrêa, Flávio Canto e Leandro Guilheiro compõem o timaço.

A prática de se reforçar com atletas civis é comum nos Jogos Mundiais Militares. "Lançamos um edital de convocação aberto à população. Depois da análise dos currículos, os que forem selecionados atravessarão um estágio básico de noção da função que irão exercer", explicou major Cerqueira Lima, oficial de comunicação social da Comissão de Desporto do Exército. Mais de cem países estão sendo aguardados nos Jogos.

NÚMEROS

228 atletas participaram do processo de seleção

20 modalidades serão disputadas

54 sargentos temporários masculino foram incorporados ao Exército Brasileiro

18 são do sexo feminino

72 é o total de atletas recrutados

9 são o números de participantes de Pernambuco até o momento (Yane Marques, Larissa Lelys, Cecília Frej, Keila Costa, Jessé Farias de Lima, Joanna Maranhão, Paula Baracho, Paulo Pontes e Gustavo Fortuna)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem