O caça Gripen NG é a opção mais barata

entrevista Ake Svensson
Isabel Fleck - Correio Braziliense

Apesar de a comitiva sueca, liderada pelo rei Carl XVI Gustaf, ter se apressado em afirmar que a visita do monarca e da rainha Silvia ao Brasil não foi motivada pela concorrência F-X2, ninguém nega que a presença do casal real, que chegou na tarde de ontem a Brasília, pode ser providencial em um momento de decisão. Integram a comitiva o ministro da Defesa, Sten Tolgfors, e o secretário de Comércio Exterior, Gunnar Wieslander ambos se reuniram, na segunda-feira, com o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim e o presidente da Saab, Ake Svensson, que estará presente em praticamente todos os compromissos da delegação.

O itinerário do casal real deixa claro que a visita foi adaptada para reforçar as qualidades do Gripen NG, caça que concorre com o norte-americano F-18 Super Hornet e o francês Rafale na concorrência da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois de se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, o rei participará de um seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e visitará a sede da Embraer em São José dos Campos.

Em entrevista ao Correio, Svensson afirmou que a comitiva destacará ao governo brasileiro os benefícios de sua proposta em especial, a grande diferença no preço de aeronaves tecnicamente compatíveis. E essa diferença de preço é ainda maior se considerarmos que o Brasil pretende comprar mais unidades (no futuro), afirma o presidente da Saab. Uma delegação de 30 empresários de outras áreas, como tecnologia e transportes, acompanha Carl XVI Gustaf e Silvia.

 A presença do rei no Brasil, na reta final da concorrência, pode significar uma nova oferta?

Essa visita estava programada há muito tempo, mas eu acho que ofato de ela ocorrer agora mostra que a Suécia e o Brasil têm muitas coisas a fazer juntos. A comitiva confirmará tudo o que já foi proposto e discutirá outras oportunidades de cooperação entre os países, de modo mais amplo. Temos nos concentrado em pensar o que podemos fazer a mais não só no que concerne aos caças, mas às necessidades das Forças Armadas na Suécia e no Brasil.
 
O que a Suécia quer ressaltar sobre a proposta já feita?

Já é de conhecimento público que o Gripen NG é a opção mais barata bem mais barata. Esse cálculo foi feito com base em 36 aeronaves. Mas o governo brasileiro já manifestou, algumas vezes, a intenção de adquirir mais aviões. Essa diferença de preço será ainda maior se considerarmos que o Brasil pretende comprar mais unidades. Isto é, o Gripen se torna ainda mais competitivo, caso o interesse seja comprar mais caças no futuro.
 
A Aeronáutica apresentou um novo relatório ao ministro Jobim, que traz a proposta francesa como a mais consistente. Antes, apreferência da FAB era, aparentemente, pelo Gripen NG. Essa mudança de posição incomodou a Saab?

Não sei se houve mudança. Acredito que o relatório inicial teve por base uma análise muito detalhada e profissional conduzida pela FAB, e o resultado mostrou que o Gripen NG era a melhor opção, tanto no custo operacional quanto no custo de manutenção, e por atender a todos os requisitos. Acho que este primeiro relatório continua valendo. O que estamos propondo é um verdadeiro programa de transferência de tecnologia, com desenvolvimento e produção conjuntos, compartilhamento de informações e tecnologias. Para mim, é difícil entender como alguém pode estar oferecendo mais do que isso
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