Começa o Garuda 2010, com Deltas, Flankers e Falcons

Poder Aéreo

O Armée de l’air (Força Aérea Francesa), informou o início do Exercício Garuda 2010, que vai de 14 a 25 de junho nas bases aéreas 115 de Oreange e 125 de Istres. É a quarta edição desse exercício franco-indiano, que nesta edição conta também com a participação da Força Aérea de Singapura.

A partir de Istres, operarão seis Sukhoi Su-30, 2 Ilyushin Il 78 e 1 Ilyushin Il 76 da Força Aérea Indiana, além de um KC 135R de Singapura. A base contará ainda com quatro Mirage 2000 C do esquadrão 2/5 “Ile-de-France” do Armée de l’air.

Já a Base Aérea de Orange abrigará seis F-16 da Força Aérea de Singapura, além de cinco Mirage 2000-5 do esquadrão 1/2 “Cicognes” da Força Aérea Francesa. Outros esquadrões franceses também deverão participar do exercício, a partir das bases em que habitualmente operam.

Segundo o Armée de l’air, os participantes estrangeiros chegaram ao território francês em 11 de junho. O primeiro dia do Garuda IV, 14 de junho, está dedicado a missões de familiarização com o espaço aéreo do exercício e, nos dias seguintes, a dificuldade das missões aumentará gradualmente.

Sediado na Índia ou França de forma alternada, o Garuda é realizado a cada dois ou três anos, e visa aprimorar a interoperabilidade das forças em missões de defesa aérea e ataque ao solo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem