Exposição atrai civis para ações militares

Crianças e adultos conheceram veículos, equipamentos e materiais bélicos em evento que encerrou a Semana do Soldado. Atividade serve de preparação para o 7 de Setembro


Correio Braziliense

O encerramento da Semana do Soldado foi marcado pela 10ª Exposição de Material Militar, na Avenida do Exército. Durante a manhã de sábado, o público pôde conferir motocicletas, canhões, lançadores de foguetes e viaturas de combate usados pelo Comando Militar do Planalto em solenidades como o desfile de 7 de Setembro. Este ano, a exposição foi realizada em conjunto com a 8ª Corrida Duque de Caxias, cujo percurso de 10km partiu do Setor Militar Urbano. Nas edições anteriores, o evento ocorria no Parque da Cidade.

Para a exposição, foram reunidos armamentos de artilharia e carros de combate do Pelotão do Exército e da Cavalaria. A mesma exposição também esteve em Valparaíso (Goiás), com o apoio da banda do Batalhão de Polícia do Exército. Os mesmos músicos fizeram apresentações em Uberlândia e Araguari, em Minas Gerais, acompanhados da pirâmide humana de 40 homens apoiados em uma só motocicleta.

Embora embalada pelo clima militar, a exposição é direcionada especialmente aos civis, que podem ver de perto o equipamento usado nos treinamentos e nas solenidades do Exército. “É muito importante essa política de apoio com o público civil, dessa forma eles podem conhecer como funciona o Exército”, avaliou o major Adriano Mattos, da Comunicação Social do Exército. Para o major, a interação também pode ser uma forma de divulgar informações sobre como ingressar na Força – esse tipo de orientação foi disponibilizada ao público no evento. As crianças também receberam destaque, e foram presenteadas com soldadinhos de brinquedo.


O policial civil Ângelo Roncalli, 38 anos, ficou sabendo da comemoração ao Dia do Soldado por meio do trabalho escolar do filho de 3 anos. O colégio do pequeno Arthur pediu que os pais ajudassem as crianças em uma pesquisa sobre a data comemorativa, tarefa que muito interessou o menino. O pai aproveitou a empolgação do filho para visitar a exposição de armamentos do Exército, onde Arthur via pela primeira vez carros e canhões, enquanto treinava continências. “São valores que o Exército passa.

É muito importante que a juventude de hoje tenha uma referência”, orgulhou-se Ângelo. Sobre a inclinação do filho para o serviço militar, o policial preferiu não criar muitas expectativas. “É cedo ainda para decidir, mas quem sabe?”

Raridades

Além dos carros usados para combate e reconhecimento, também estavam expostos canhões de salvas cerimoniais e outros armamentos. Mesmo em período de paz, o material bélico recebe manutenção semanal e está em perfeito estado de conservação. A maioria deles é relativamente moderna, mas esses também dividiam espaços com raridades, como um canhão Shneider 75 mm, modelo 1912. Tatiane Bispo, 30 anos, foi à praça Duque de Caxias para assistir à corrida em que competiram o namorado e o cunhado, mas se impressionou com a presença do armamento pesado. “Eu nunca tinha visto, achei que teria só coisa velha. Mas ver que também há armamento automático de última geração dá uma sensação de segurança”, observou.

Bruno Marcos Polloni, 38 anos, visita todos os anos o evento acompanhado dos filhos. Este ano, o taxista levou consigo também o sobrinho para que as crianças tirassem fotos com o equipamento militar. “É um programa diferente de ir ao shopping ou no parque”, justificou Bruno, que este ano soube pela televisão da mudança de local da exposição. “Eu já vi um canhão atirando, mas queria mesmo é ver o carro aqui andando”, revelou João Gabriel de Andrade, sobrinho do taxista. Mesmo com apenas 8 anos, o menino não se intimida ao examinar a viatura blindada Urutu, de 11 toneladas. “Só dá medo se estiverem apontando para a gente”, explicou a criança ao se referir ao veículo equipado com armamento antiaéreo e anticarro.

Todas as atrações referentes ao Dia do Soldado são como uma espécie de prévia da Semana da Pátria, ocasião em que os armamentos e carros serão exibidos no Parque da Cidade. Em 4 e 5 de setembro, o Exército montará uma exposição mais interativa, na qual, além de conhecer os equipamentos por meio da orientação de especialistas, o público também poderá entrar nos carros assim como um soldado em atividade. O evento, promovido pelas três Forças Armadas em conjunto com a Polícia Militar, ocorrerá no estacionamento do Parque Ana Lídia.

O dia do marechal

O Dia do Soldado é comemorado na data de nascimento do patrono do Exército Brasileiro, marechal de Exército Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Nascido em 25 de agosto de 1803, foi três vezes ministro da Guerra.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem