Reino Unido diz que estará fora do Afeganistão até 2015; EUA não garantem data de saída

O Globo
Agências Internacionais

LONDRES e WASHINGTON - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta quinta-feira que as tropas de combate do Reino Unido estarão fora do Afeganistão até 2015, independentemente da capacidade das forças locais de assumirem a segurança, o que vai de encontro ao tornado público pelos Estados Unidos quase ao mesmo tempo. 

- Até 2015 nós teremos desempenhado um importante papel no Afeganistão (....) e acho que o povo britânico merece saber que existe um ponto final para isso - afirmou Cameron no Parlamento. 

Também nesta quinta, um porta-voz do Pentágono foi a público em Washington para dizer que o objetivo do presidente afegão, Hamid Karzai, de assumir o controle total da segurança até 2014 não passa de uma aspiração e pode não ser possível de ser alcançado em todo o país. 

- Eu gostaria de enfatizar duas coisas aqui: número um, (a meta) é final de 2014, então efetivamente é 2015. E apesar de a expectativa ser de que as forças afegãs assumam a liderança, (...) isso não necessariamente significa que eles estarão na liderança em todas as partes do país - disse Geoff Morrell, porta-voz do Pentágono. 

A saída das tropas estrangeiras do Afeganistão será um dos principais pontos em debate na reunião da Otan em Lisboa, que começa nesta sexta-feira. O encontro terá a presença dos principais líderes mundiais, inclusive do presidente Barack Obama. 

Os olhos da conferência devem estar voltados para outras duas figuras-chave para a questão além de Obama: os presidentes russo, Dmitri Medvedev, e afegão, Hamid Karzai. 

Analistas acreditam que Obama, que aumentou o número de tropas americanas no Afeganistão para 100 mil, deve pedir ajuda dos países-membros para levar adiante seu projeto de começar a transferir a responsabilidade pela segurança do país às tropas afegãs em julho de 2011, um processo que se estenderia por três anos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem