Mikhail Simonov, pai do caça Flanker, morre aos 81 anos

Por Fernando Valduga - Cavok

Os caças Su-27 Flanker tornaram-se referência em caças manobráveis, e fazem parte da esquadrilha de demonstração aérea russa, os Russian Knights.

O projetista da Sukhoi Mikhail Simonov, que desenhou o caça Su-27 Flanker e abriu as exportações para os valorizados sistemas de armas da União Soviética, morreu no começo dessa sexta-feira, aos 81 anos, na Rússia.

Nascido entre os Mares Negro e Cáspio, em Rostov-on-Don, Simonov graduou-se no Instituto de Aviação Kazan em 1954, e tornou-se chefe de projetos de uma série de planadores de metal. Mudou para a Sukhoi no final da década de 60, onde liderou as campanhas de testes de voo das aeronaves Su-24 e Su-25, quando aceitou o desafio de projetar o Su-27 – a resposta da União Soviética aos caças norte americanos F-14, F-15, F-16 e F/A-18.

Em 1983, Simonov, tornou-se chefe do escritório de projetos da Sukhoi, e tornou este famoso em todo mundo, criando junto com sua equipe, toda uma família de aeronaves multimissão, tais como os caças de superioridade aérea Su-30, e a versão embarcada Su-33 e o caça bombardeiro Su-34.

Pelas suas conquistas, Simonov recebeu duas menções honrosas da União Soviética pela contribuição científica – o Prêmio Lenin e a ordem da Red Banner of Labor. Em 1999, recebeu também o título de Herói da Federação Russa. Além disso, Simonov era professor do Instituto de Aviação de Moscou, membro da academias de engenharia da Rússia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem