General americano: China será principal desafio militar para EUA nos próximos 100 anos

O general norte-americano Mark Milley alertou que a China continuará sendo o principal obstáculo para as Forças Armadas dos Estados Unidos durante um século.


Sputnik

"Acho que a China é o principal desafio à segurança nacional dos EUA nos próximos 50 a 100 anos", disse o general Mark Milley, durante a audição para confirmação no cargo de chefe do Estado-Maior Conjunto do seu país, em 11 de Julho.

Soldados do Exército Popular de Libertação da China (PLA) na parada militar comemorativa do 90º aniversário do exército chinês, julho de 2017
© REUTERS / China Daily

O alto comandante militar dos EUA ainda previu que quando, no ano de 2.119, um historiador olhar para trás e ler um livro sobre nossa era, "o tema central" da história do século 21 será "a relação entre os EUA e a China".

Na opinião de Milley, Pequim aprendeu observando "muito de perto" as guerras dos EUA no Oriente Médio e usa esse conhecimento para melhorar "muito rapidamente" suas Forças Armadas em todas as áreas: terra, mar, ar, espaço e domínio cibernético.

"Eles observaram-nos de perto na Primeira Guerra do Golfo, e na Segunda Guerra do Golfo. Eles observaram nossas capacidades. E, de muitas maneiras, imitaram-nas e adotaram muitas das doutrinas e organizações”, complementou.

'Adversário e não inimigo'

No entanto, os EUA devem se certificar de que não perdem sua vantagem sobre outros países e, "especificamente, sobre a China", que é "um adversário" e não "um inimigo" porque, em linguagem militar, esse termo implica estar em "um conflito armado ativo".

O general Milley destacou que Washington e Pequim não estão e não querem se encontrar nessa situação e insistiu que os EUA querem a paz e não a guerra com a China, destacando que a melhor maneira de manter esse estado é garantindo que os EUA estão preparados.

Depois de se tornar chefe do Estado-Maior do Exército em 2015, Milley ajudou a supervisionar a transição do exército das campanhas de contrainsurgência em larga escala em lugares como o Iraque e o Afeganistão, concentrando-se em vez disso nos desafios da Rússia e da China.

Smartphone Huawei P20 Lite Lx3 32Gb Preto

Smartphone Huawei P20 Lite Lx3 32Gb Preto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem