Chanceler do Irã alerta EUA que país também pode agir "imprevisivelmente"

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse nesta quarta-feira que Teerã pode agir “imprevisivelmente” em reação às políticas “imprevisíveis” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Simon Johnson | Reuters

ESTOCOLMO - As tensões entre Teerã e Washington aumentaram desde que o governo Trump se retirou de um acordo internacional para conter as ambições nucleares iranianas no ano passado e começou a intensificar sanções. As autoridades do Irã repudiaram as novas penalidades, que veem como uma “guerra econômica”.

Resultado de imagem para Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em Caracas 20/07/2019 REUTERS/Manaure Quintero
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em Caracas 20/07/2019 REUTERS/Manaure Quintero

“A imprevisibilidade mútua levará ao caos. O presidente Trump não pode ser imprevisível e esperar que outros sejam previsíveis. A imprevisibilidade levará à imprevisibilidade mútua, e imprevisibilidade é caos”, disse Zarif em um discurso no Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (Sipri).

Nos últimos meses, o comércio global de commodities foi abalado por uma série de ataques a embarcações mercantes internacionais, que os EUA atribuíram ao Irã, e pela apreensão de um navio-tanque britânico. Teerã negou as acusações.

Washington, que tem de longe o maior contingente naval do Ocidente no Golfo Pérsico, vem pedindo aos seus aliados para participarem de uma operação para proteger o Estreito de Ormuz, uma rota vital para a indústria petroleira mundial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem