Apesar de trégua, houve combate em cidade síria dominada por curdos

Representantes dos curdos disseram que forças da Turquia seguiram a bombardear a cidade de Ras al-Ayn, e que eles não puderam sair da localidade, como havia sido pactuado.


Associated Press

Os combates continuam na sexta-feira (18) no nordeste da Síria e na região da fronteira, apesar de uma trégua negociada pelos Estados Unidos com a Turquia, que entrou em efeito durante a noite.

Veículo de guerra turco na fronteira com a Síria no dia 18 de outubro — Foto: Stoyan Nenov/Reuters
Veículo de guerra turco na fronteira com a Síria no dia 18 de outubro — Foto: Stoyan Nenov/Reuters

A Turquia havia concordado na quinta-feira (17) em suspender suas ações militares no norte da Síria para permitir que a milícia curda, o YPG, retirasse suas forças de uma zona segura de 32 quilômetros, segundo acordo foi feito entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

A cidade de Ras al-Ayn, cena da disputa mais violenta da invasão turca, passa por um teste para desse cessar-fogo pactuado entre Washington e Ancara.

Um porta-voz dos curdos disse na sexta-feira (18) que as forças turcas ainda estavam bombardeando e mantinham a cidade em estado de sítio, e que, por isso, o YPG não estava em retirada.

Na cidade turca de Ceylanpinar, de onde se enxerga a Síria, jornalistas viram colunas de fumaça até às 12h locais.

Ouviam-se tiros esporádicos.

O Observatório para Direitos Humanos na Síria disse que ainda houve combate durante a tarde, pois sírios apoiados pela Turquia estavam entrando em confronto com forças curdas nas vilas do lado de fora de Ras al-Ayn.

Outros ativistas relataram um êxodo de civis das vilas. Havia batalhas armadas e bombardeios ao redor de um hospital, e os feridos não puderam ser retirados, disse Mustafa Bali, porta-voz das Forças Democráticas Sírias (FDS), um grupo liderado pelos curdos.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, negou que tenha havido combates na sexta (18), e afirmou que os curdos começaram a se retirar.

Bali, o porta-voz curdo, disse que isso não é verdade.

Uma autoridade dos EUA que preferiu não se identificar afirmou que o país aguarda uma confirmação do relatório sobre o combate.

Sem um comando centralizado no local de batalha, leva tempo até que se saiba qual é a informação de maneira precisa.

Geleia Tiptree Lemon Curd Wilkin  Sons 312g

Geleia Tiptree Lemon Curd Wilkin Sons 312g

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem