OTAN contra OTAN: afirmações de figuras-chave que lançam sombra sobre Aliança Atlântica

A cúpula da OTAN que marca o 70º aniversário da aliança militar está decorrendo nesta semana em Londres, onde serão debatidas várias questões, inclusive gastos militares, cibersegurança e ameaça externa.


Sputnik

A celebre entrevista dada pelo presidente francês à edição The Economist no mês passado, e na qual ele diagnosticou a OTAN com "morte-cerebral", repercutiu como uma onda de choque por toda a Aliança Atlântica, sendo que muitos dos seus membros criticaram as suas palavras.

Soldados e bandeira da OTAN
© REUTERS / Ints Kalnins

No entanto, outros estiveram menos dispostos a condenar as palavras do presidente francês, que aparentemente teriam refletido sua própria visão, pelo menos em certa medida.

'Morte-cerebral' da OTAN

Justificando as suas palavras, Emmanuel Macron referiu que atualmente não há cooperação em matéria de segurança entre a Europa e os Estados Unidos. Apesar de receber muitas críticas, Macron defendeu as suas afirmações dizendo mais tarde que os ditos comentários eram uma "chamada de atenção" para a OTAN.

A ministra da Defesa da França, Florence Parly, também pareceu concordar com Macron, dizendo que ele se referia não à morte da Aliança, mas sim à crise pela qual a OTAN está passando.

A OTAN 'está sendo desafiada'

A posição de presidente francês, pelo visto, também mexeu com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, que apesar de não concordar com ele disse poder enxergar de onde vinha o seu argumento.

"Eu não quero me aprofundar sobre a escolha de palavras. Mas a análise básica de que a OTAN está sendo desafiada tem, acredito, algum mérito nisso", disse ela citada pelo jornal Jyllands-Posten.

Alternativas para OTAN?

A chanceler alemã está na frente daqueles quem flagelou Macron pelos seus comentários. No entanto, nem toda gente em Berlim está totalmente contente com o atual estado das coisas.

A ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, que é apontada por muitos como a possível sucessora de Merkel, apelou à criação de uma de "União Europeia de Defesa autoconfiante" durante um discurso perante jovens oficiais das Forças Armadas alemãs que decorreu em Munique, advertindo os europeus contra a redução de sua importância.
Churrasqueira à Carvão Portátil Metávila - Bag Grill Vermelha BG200EV com Grelha

Churrasqueira à Carvão Portátil Metávila - Bag Grill Vermelha BG200EV com Grelha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem