Decolagem para o protótipo de drone de helicóptero de alta altitude da China

O voo de teste em Sichuan confirma que o AR-500C projetado e construído pela China pode transportar uma carga de 80kg e permanecer no ar por mais de cinco horas

Lançamento vem em meio a impasse na fronteira no Himalaia com a Índia

Liu Zhen | South China Morning Post em Pequim

A China testou um helicóptero drone de alta altitude projetado para missões na
disputada fronteira do país com a Índia, de acordo com relatos da mídia estatal.

O protótipo de drone ar-500C da China de alta altitude é colocado em seus passos durante o fim de semana. Foto: Weibo

Um protótipo do veículo aéreo não tripulado AR-500C (UAV) completou seu voo inaugural em um aeroporto a 4.411 metros acima do nível do mar na província de Sichuan, no sudoeste da China, vizinho ao Tibete, no domingo, segundo os relatórios.

Durante o voo de 15 minutos, o drone chinês projetado e construído completou uma série de testes, incluindo escalada, pairar e girar antes de pousar constantemente, disse sua desenvolvedora, a estatal Aviation Industry Corporation of China (Avic), na segunda-feira.

O AR-500C é destinado a ser um centro de reconhecimento e comunicação que também pode servir como um bloqueador eletrônico, guiar o fogo de armas e detectar radiação nuclear ou contaminação química.

O voo de teste confirmou que o drone poderia transportar uma carga de 80kg (176 lbs) e ficar no alto por mais de cinco horas. Avic disse que o drone poderia entregar carga para o Planalto Tibetano de alta altitude.

"Isso significa que, em uma missão de resgate do planalto, ele pode fornecer um dia de fornecimento de alimentos que salvam vidas para mais de 30 pessoas em um voo", disse o designer-chefe Zeng Guogui.

A área de teste de voo era aproximadamente a mesma altitude da região do Himalaia que inclui a Linha de Controle Real onde a China e a Índia foram travadas em um tenso impasse territorial.

Com o inverno se aproximando e neve e gelo já bloqueando estradas no Himalaia, a logística tornou-se a questão crítica para as tropas avançadas de ambos os lados.

No início deste mês, a emissora estatal CCTV informou que o Exército Popular de Libertação estava testando um "enxame" de pequenos drones para entregar refeições quentes aos postos avançados no meio da região montanhosa. No entanto, cada um desses pequenos drones só poderia levar um pequeno pacote de comida.

Este AR-500C reforçaria a capacidade de transporte, com a capacidade de transportar cargas mais pesadas, permanecer no ar por mais tempo e ser mais versátil, de acordo com Avic.

O PLA também equipou suas tropas com drones de combate, incluindo reconhecimento/ataque UAV CH-4 e outros modificados para missões de alta altitude.

Enquanto isso, a Índia está supostamente comprando dos Estados Unidos até 30 drones de reconhecimento/ataque do SkyGuardian MQ-9B em um acordo de US$ 3 bilhões que também inclui um lote inicial de seis Ceifadores MQ-9 a serem entregues nos próximos meses.

O SkyGuardian melhorou os sensores de reconhecimento e combustível suficiente para voar por 40 horas a uma altitude de 15.000 metros (49.000 pés).

Os EUA também aprovaram a venda para Taiwan de quatro drones MQ-9B SeaGuardian para aumentar suas defesas contra o PLA.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem