Azerbaijão afirma ter matado ou ferido 2.300 soldados armênios em Karabakh

O Azerbaijão afirma ter matado ou ferido mais de 2.000 soldados armênios durante combates violentos na região contestada de Nagorno-Karabakh. A Armênia disputou números tão altos.

Forças Terrestres


Cerca de 2.300 “militares inimigos” foram mortos ou feridos desde o início dos combates no domingo, informou o Ministério da Defesa do Azerbaijão. As autoridades acrescentaram que um sistema de mísseis de defesa aérea armênio S-300 foi destruído na linha de frente em Karabakh, juntamente com cerca de 130 tanques e mais de 200 peças de artilharia.


Yerevan havia anteriormente negado as alegações de Baku de matar centenas de seus soldados. O porta-voz do Ministério da Defesa da Armênia, Shushan Stepanyan, disse que 16 militares foram mortos.

Enquanto isso, autoridades em Nagorno-Karabakh, uma república autodeclarada dentro das fronteiras do Azerbaijão que é aliada da Armênia, relataram que 80 de seus soldados foram mortos.

Uma luta violenta começou em 27 de setembro, depois que os dois lados se culparam por violar o acordo de cessar-fogo de 1994. Os confrontos continuaram durante a manhã de quarta-feira, com o Azerbaijão acusando a Armênia de bombardear a cidade de Tártaro, no oeste do país. Ao mesmo tempo, Stepanyan disse que o fogo de artilharia continuou ao longo de toda a linha de frente em Karabakh. Ela acrescentou que dois drones azeris foram abatidos sobre Stepanakert, a capital de Karabakh.

O Azerbaijão é abertamente apoiado por seu aliado de longa data, a Turquia, cujo líder Recep Tayyip Erdogan exigiu que a Armênia acabasse com sua “ocupação” de Karabakh. Na terça-feira, os militares armênios alegaram que seu caça Su-25 foi abatido por um F-16 turco. Tanto Ancara quanto Baku negaram isso.

O conflito de um século em Karabakh foi reacendido quando o grande enclave povoado por armênios se separou do Azerbaijão durante a dissolução da União Soviética. Uma trégua foi assinada após vários anos de guerra sangrenta, durante a qual Nagorno-Karabakh se tornou de fato independente de Baku.

FONTE: rt.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem