Por que EUA estão construindo mais uma base militar perto da China?

O Departamento de Defesa dos EUA afirmou que vai construir uma base militar alternativa na ilha de Tinian, localizada ao oeste do oceano Pacífico.

Sputnik


A ilha de Tinian é uma das três principais ilhas da Comunidade das Ilhas Marianas do Norte (CNMI, na sigla em inglês) que pertenciam ao Japão e foram vinculadas aos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo conta o portal The Eurasian Times, esta ilha é utilizada como local de aterrissagem alternativa caso a Base Aérea de Andersen das Forças Armadas dos EUA, na ilha de Guam, seja gravemente atingida por um desastre natural ou por uma guerra.

Ilha Guam fotografada a partir do espaço pelo cosmonauta russo Anton Shkaplerov © FOTO / ROSCOSMOS/ANTON SHKAPLEROV

De acordo com Mark Welsh, general aposentado e chefe de Estado da Força Aérea norte-americana até 2016, a construção de uma base na ilha de Tinian "criará o único campo de aviação de desvio no Pacífico Ocidental e fornecerá à Força Aérea dos Estados Unidos a capacidade de conduzir operações de reabastecimento temporárias ou sustentadas de um local adicional na região", reporta a mídia.

A ilha de Tinian já possui um aeródromo chamado de North Field, mas ao contrário da base de Guam, North Field não pode mais receber caças e bombardeiros. Porém, o West Field, onde se localiza de fato o aeroporto de Tinian, já tem desenvolvido capacidade para suportar grupos de caças para treinamento, reporta o portal The Drive.

No entanto, devido a sua área geográfica bem pequena, a base de Tinian não pode sustentar operações de aeronaves militares por muito tempo.

Em meio a tensões entre a China e os EUA, principalmente na região do mar do Sul da China, o Exército de Libertação Popular (ELP) chinês lançou um vídeo mostrando como os seus bombardeiros H-6 supostamente atacariam a base da Força Aérea dos EUA em Guam.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem