Helicóptero leve armado Z-11WB da China definido para entrar em serviço no PLA

O helicóptero armado Z-11WB de 2 toneladas da China, desenvolvido internamente, deve entrar em serviço no Exército de Libertação Popular (PLA) e desempenhar um papel fundamental no ataque ao solo, reconhecimento e antiterrorismo, de acordo com relatos recentes.

Por Fernando Valduga | Cavok

Um helicóptero armado Z-11WB foi visto pintado com a insígnia do PLA em uma linha de produção em imagens de vídeo divulgadas por Weihutang, um programa da televisão central da China sobre assuntos militares, na semana passada.

Helicóptero leve armado CAIC Z-11WB.

Isso significa que esse tipo de helicóptero, desenvolvido pela Changhe Aircraft Industries Corporation (CAIC) provavelmente entrará em serviço PLA em breve, disse Weihutang.

Tendo feito seu voo inaugural em setembro de 2015, o Z-11WB é um helicóptero leve capaz de transportar armamentos, incluindo mísseis antitanque, lançadores de foguetes, metralhadoras e drones em postes em cada lado da fuselagem, disse o relatório, observando que com o helicóptero de ataque Z-10, a maior característica do Z-11WB é que o helicóptero leve pode transportar vários comandos totalmente armados e enviá-los para operações especiais.

Isso torna o Z-11WB adequado para missões como ataque ao solo, reconhecimento e antiterrorismo, disse o relato.

O tamanho pequeno, a alta mobilidade e as aplicações variadas do Z-11WB significam que ele pode se tornar um complemento eficaz para os helicópteros atuais do PLA e, juntos, eles podem formar um sistema completo de helicópteros armados da classe de 2 a 10 toneladas, disse Weihutang.

Em outubro de 2019, o Z-11E, uma variante do helicóptero feito para exportação, recebeu seu primeiro contrato, pois dois deles foram encomendados por um cliente africano.

Fonte: Global Times

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem