Quirguistão e Tajiquistão concordam em cessar-fogo total

Bishkek e Dushanbe concordaram com um cessar-fogo total. Isso foi anunciado em 1º de maio após as negociações do chefe do Comitê Estadual de Segurança Nacional do Quirguistão, Saimumin Yatimov.

Izvestia


"Hoje houve uma conversa muito proveitosa iniciada pelos chefes de Estado dos dois países. A tragédia nas áreas fronteiriças nunca deve ser repetida. <... Um acordo foi alcançado, em princípio, para resolver questões no interesse da paz e da estabilidade nas terras quirguiz e tajique", disse a AKIpress.

TASS/Valerie Sharifulin

Yatimov observou que os partidos não têm reivindicações um para o outro por um longo período histórico, e os políticos devem resolver as questões para que os dois povos possam viver em paz e amizade.

"Decidimos parar completamente todos os tiroteios e a retirada das formações militares", disse ele, acrescentando que um protocolo de quatro pontos havia sido adotado.

A partir de hoje, a paz virá nas áreas fronteiriças, resumiu o representante do Quirguistão.

O conflito entre os moradores locais na área do ponto de distribuição de água "Cabeça" que é disputado pelo Tajiquistão e pelo Quirguistão escalou em confrontos em uma das seções da fronteira em 29 de abril.

Na noite do mesmo dia, as partes haviam concordado com um cessar-fogo, comprometendo-se a retirar forças para os antigos locais de implantação. No entanto, em 30 de abril, a troca de tiros na fronteira foi retomada. Forças de segurança tajiques bombardearam a vila de Kyzyl-Bel na área de fronteira com o Quirguistão. Mais tarde foi relatado que as partes decidiram retirar as tropas da fronteira.

O presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, e o presidente tajique Emomali Rakhmon concordaram em resolver o conflito na fronteira dos dois Estados pacificamente, e começaram as negociações sobre a delimitação e demarcação da fronteira do estado.

O Kremlin e o Ministério das Relações Exteriores russo saudaram a decisão sobre o cessar-fogo na fronteira quirguiz-tajique.

Em 1º e 2 de maio, o Quirguistão declarou dias de luto nacional pelos mortos no tiroteio, o decreto relevante foi aprovado pelo Presidente da República Sadyr Japarov.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem