China pretende criar aglomerado de aeronaves AWACS para conduzir diferentes missões

O futuro Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês) não vai ser uma única aeronave de alerta, mas um aglomerado de plataformas que podem conduzir diferentes missões e construir uma rede de informação.

Sputnik


De acordo com o chefe de projeto do avião KJ-2000 da China, Lu Jun, a tendência de desenvolvimento do AWACS mais avançado do mundo tem dois aspectos, sendo eles a capacidade de uma aeronave individual e o sistema.

Uma aeronave KJ-500 de aviso aéreo (AEW) anexada a uma divisão de aviação naval sob o Comando do Teatro Leste pla táxis para a linha de voo em preparação para um exercício de treinamento de voo sobre assuntos incluindo reconhecimento e aviso antecipado, táticas anti-submarinos, etc. em 20 de fevereiro de 2021. (Foto: Xinhua)

Para as aeronaves individuais, o sistema será capaz de lidar com alvos pequenos, aeronaves furtivas e drones. Contudo, o especialista chinês ressalta que é preciso haver plataformas espaciais, aéreas, terrestres, marítimas e submarinas integradas ao sistema.

O vice-projetista executivo do sistema KJ-500 da China, Cui Jixian, afirmou ao jornal Global Times que o futuro AWACS será um sistema de rede de informações, incluindo não apenas uma única aeronave, mas um aglomerado de plataformas operando em conjunto ou individualmente.

Uma produção inicial KJ-2000 Airborne Early Warning and Control sistema em finais curtas. Os painéis dielétricos no radome dorsal indicam que esta é uma matriz de três lados em fases, provavelmente operando na banda L e influenciada pelo design do sistema israelense Elta Phalcon (imagem © 2009, Zhenguan Studio)

Ao comentar as capacidades do AWACS chinês, Lu Jun afirma que o KJ-2000, o primeiro AWACS operacional da China, está uma geração à frente do E-3C e do E-2C dos EUA, graças à tecnologia de radar de varredura faseada.

Além disso, ele enfatiza que o gigante asiático está duas gerações à frente dos EUA, já que o KJ-500 é uma geração além do KJ-2000.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem