No Afeganistão, reclamou da devastação deixada pelos americanos

Moradores do Afeganistão disseram que, após 20 anos de permanência das tropas americanas no país, os edifícios destruídos permaneceram, enquanto as casas construídas por especialistas soviéticos ainda permanecem firmes.

Izvestia


Os afegãos em uma entrevista com o correspondente de "Izvestia" apontaram que os arquitetos e construtores da URSS durante sua estadia no Afeganistão construíram complexos residenciais, creches e hospitais, que ainda estão em boas condições.

Foto: IZVESTIA

Assim, de acordo com Muhammad Shabir, muitas famílias continuam a viver em complexos residenciais construídos por especialistas soviéticos.

"Vivemos neste pequeno complexo residencial há 15 anos. Começou a ser construída sob o rei Zahir Shah. Concluído sob o comando de Najibullah (Mohammad Najibullah - ex-presidente do Afeganistão. - Ed.). O dinheiro para a construção foi dado principalmente pela União Soviética. Arquitetos soviéticos, especialistas trabalharam aqui, ajudaram com equipamentos", disse Shabir.

Por sua vez, um morador da província de Kapis Lal Mohammad disse que em tais complexos é conveniente, silencioso e seguro.

"Eu sou da província de Kapis, eu vivi aqui nos últimos 12 anos. Eu pessoalmente não sei, mas nossos anciãos dizem que este complexo foi construído por Najibulla. Foi financiado e recebeu apoio técnico da URSS. Basicamente, foi construído para solteiros, mas depois as famílias decidiram morar aqui, porque é calmo, tranquilo, seguro", acrescentou Mohammad.

Ele também disse que depois que o Talibã chegou ao poder (reconhecido como terrorista e banido na Rússia), muitos moradores locais partiram, mas o resto continua em suas casas e vive uma "vida feliz".

A situação na região começou a piorar depois que os Estados Unidos,que estão no Afeganistão desde 2001, começaram a retirar suas tropas no início de maio, e a completaram em agosto. Em 15 de agosto, o Talibã tomou Cabul. Os militantes declararam o "fim da guerra" no Afeganistão, chamando-a de "libertação" do país. O presidente afegão Ashraf Ghani concordou em renunciar no mesmo dia e deixou o país. Mais tarde, ele explicou que o fez para "parar a carnificina".

Em 25 de dezembro de 1979, a União Soviética enviou um contingente limitado de tropas ao Afeganistão para ajudar o governo do Partido Democrático Popular do Afeganistão. Isso foi feito "para ajudar o povo afegão a repelir a agressão armada". Em maio de 1988, as tropas soviéticas foram retiradas do país.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem