Polônia usa canhões de água contra imigrantes munidos de pedras na fronteira

Forças de segurança da Polônia usaram canhões de água contra imigrantes que atiraram pedras através da fronteira de Belarus, onde milhares se reúnem em tentativas caóticas de cruzar para a União Europeia, como mostraram vídeos compartilhados por autoridades nesta terça-feira.

Por Joanna Plucinska e Pawel Florkiewicz em Varsóvia, Andrius Sytas em Vilnius | Reuters

VARSÓVIA - A crise leva a UE a preparar novas sanções contra Belarus, que acusa de tentar desestabilizar o bloco incentivando imigrantes a cruzarem a fronteira ilegalmente.

Fronteira de Belarus-Polônia © Reuters/BelTA

Imagens compartilhadas por um porta-voz do governo e pelo Ministério da Defesa da Polônia mostraram um novo agravamento da crise na divisa, onde imigrantes se congregam em número crescente do lado bielorrusso desde a semana passada.

"Atenção, atenção, se vocês não seguirem ordens, a força será usada contra vocês", informou uma mensagem de alto-falante direcionada a imigrantes que atiravam objetos, de acordo com as imagens exibidas na emissora pública TVP.

A UE diz que Belarus incentiva os imigrantes a cruzarem a fronteira como vingança por sanções anteriores, adotadas em reação à repressão de protestos do ano passado contra a reeleição questionada do presidente Alexander Lukashenko.

Aliada próxima da Rússia, Belarus disse que as afirmações de que insuflou a crise na fronteira são "absurdas".

O Ministério da Defesa polonês informou em um tuíte que autoridades bielorrussas deram granadas de atordoamento para os imigrantes atirarem contra soldados e guardas de fronteira poloneses.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem