Avião de treinamento da Força Aérea de Taiwan cai, matando piloto de 23 anos

Avião cai em Kaohsiung minutos após decolagem em quarta falha no AT-3 em 10 anos

A força aérea da Ilha substituirá os aviões, que estão em serviço há 38 anos, com o jato de treinamento avançado Yung Yin (Brave Eagle).

Lawrence Chung | South China Morning Post


Um jato de treinamento da Força Aérea de Taiwan caiu em Kaohsiung, sul de Taiwan, em uma missão de treinamento na manhã de terça-feira, matando o piloto, de acordo com os militares da ilha.

Taiwan teve quatro quedas de avião de treinador AT-3 em 10 anos. Foto: Apostila

O treinador AT-3 de dois assentos localmente desenvolvido decolou da base da Força Aérea em Kangshan, perto de Kaohsiung e bateu em um campo de pastagem perto três minutos depois, informou a Força Aérea e o Corpo de Bombeiros da cidade de Kaohsiung.

Foi o quarto acidente at-3 em 10 anos, e o 15º desde que cerca de 60 jatos de treinador foram encomendados pela força aérea em 1984. Onze pilotos e cadetes foram mortos durante os 15 acidentes.

Em março, a força aérea aterrado seus caças Mirage 2000 depois que um deles caiu no mar, a segunda perda de jato de caça depois que um modelo atualizado do F-16 caiu no mar em janeiro.

"A Academia da Força Aérea estava tendo uma missão de treinamento na manhã de 31 de maio, e o Tenente Hsu Ta-chun estava voando sozinho na missão. O avião decolou de Kangshan às 8h03 e desapareceu às 8h06, a cerca de 5 milhas náuticas da base", disse o chefe de gabinete da Força Aérea, Huang Chih-wei.

A academia e os militares imediatamente começaram a procurar o avião. Mais tarde, os bombeiros informaram que o avião havia caído em um campo de pastagem em Kangshan, disse Huang. Ele disse que o corpo do piloto foi encontrado no local do acidente.

Huang disse que não havia nenhum relatório de rádio do piloto de condições incomuns antes do acidente.

Ele também disse que este foi o segundo voo solo do piloto no jato e ele tinha sido acompanhado por um instrutor de voo para três decolagens e pousos antes de voar sozinho.

Os bombeiros disseram que receberam uma denúncia de queda de avião às 8h11 e enviaram socorristas para o local do acidente. "Quando chegamos lá, as chamas do acidente quase haviam caído e encontramos um homem sem sinal de vida", disse um funcionário do departamento, acrescentando que os socorristas viram destroços de aviões espalhados no campo.

Não se sabe imediatamente o que causou o acidente, e o Ministério da Defesa da ilha disse que já havia criado uma equipe de investigação para tentar estabelecer a causa.

Huang disse que a Força Aérea ordenou que todas as missões de treinamento do AT-3 sejam suspensas e os jatos de treinamento aterrados para inspeção.

Huang disse que o piloto Hsu, 23, registrou 116 horas e 20 minutos de horas de voo totais e 24 horas de experiência no AT-3. Huang disse que a visibilidade estava clara no momento da queda e que o avião estava em boas condições e não havia recebido grandes reparos no ano passado.

Nos últimos anos, Taiwan – vista por Pequim como seu território que deve ser trazido de volta ao controle, pela força, se necessário – enfrentou crescentes ameaças militares do PLA de Pequim, que tem encenado jogos de guerra nas proximidades e enviado repetidamente aviões de guerra para a zona de identificação de defesa aérea da ilha.

Em seus últimos voos, 30 aviões de guerra PLA voaram para o sudoeste da zona na segunda-feira, o segundo maior este ano desde que 39 foram relatados em janeiro, de acordo com o Ministério da Defesa.

A presidente taiwanesa Tsai Ing-wen disse que se sentia profundamente arrependida da morte do piloto e ordenou ao Ministério da Defesa que descobrisse rapidamente a causa do acidente e oferecesse à família de Hsu qualquer ajuda necessária.

Desenvolvido pela Aerospace Industrial Development Corporation de Taiwan em colaboração com a fabricante americana de aeronaves Northrop em 1978, a primeira aeronave fez seu voo inaugural em 1980.

O treinador de configuração de asa baixa foi projetado com um trem de pouso triciclo, cockpit de assento tandem, e turbofans gêmeos em ambos os lados da fuselagem.

A Força Aérea decidiu substituir os aviões, que estão em serviço há 38 anos, com o jato de treinamento avançado Yung Yin (Brave Eagle), também desenvolvido pela corporação.

A Força Aérea ordenou 66 dos jatos avançados, que podem ser trocados para o modo de combate no caso de um potencial ataque do Exército popular de Libertação.

A corporação começou a entregar a primeira aeronave para a Força Aérea no ano passado e o resto é esperado para 2026.

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