Para pesquisador russo guerra na Ucrânia é um ensaio para um conflito com a OTAN

A invasão russa da Ucrânia é um “ensaio” para um conflito maior com os países que compõem a Otan, segundo um cientista político russo.

Por Guilherme Poggio | Forças Terrestres

Alexei Fenenko, pesquisador do Instituto de Estudos de Segurança Internacional, fez as declarações na quinta-feira enquanto falava no programa de entrevistas da TV estatal russa “60 Minutes”, de acordo com a repórter da TV estatal russa Daily Beast, Julia Davis.

Alexei Fenenko | Reprodução

“Para nós, a guerra na Ucrânia… é um ensaio para um conflito possivelmente maior no futuro”, disse Fenenko. “E é por isso que testaremos e enfrentaremos as armas da OTAN e veremos no campo de batalha o quanto nossas armas são realmente mais fortes em comparação com as deles.”

“Talvez seja uma experiência de aprendizado para um conflito futuro”, continuou ele.

A Rússia tem se gabado de desenvolver armamentos de alta tecnologia durante a invasão da Ucrânia. Um alto funcionário russo fez alegações infundadas no início deste mês de que as forças russas têm um sistema de armas a laser na Ucrânia que pode derrubar um drone a quilômetros de distância em segundos.

No mês passado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse que o conflito “eventualmente atingirá a todos”.

“A agressão russa não pretendia se limitar apenas à Ucrânia”, disse Zelenskyy. “Para a destruição de nossa liberdade e nossas vidas sozinho. Todo o projeto europeu é um alvo para a Rússia.”

Também existe a preocupação de que a Rússia possa aproveitar a atividade cibernética para realizar ataques de dados, informou Stravros Atlamazoglou, da Insider.

Há “percepções de um Armageddon cibernético invadindo computadores americanos e europeus ou destruindo a infraestrutura crítica ucraniana. Isso provavelmente não aconteceu porque Putin queria travar uma guerra limitada na Ucrânia”, disse o ex-analista russo Michael E. van Landingham.

FONTE: BusinessInsider

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem