Casa Branca: Irã está pronto para entregar drones armados à Rússia

A Casa Branca disse nesta segunda-feira que acredita que a Rússia está recorrendo ao Irã para fornecer a ele "centenas" de veículos aéreos não tripulados, incluindo drones capazes de armas, para uso em sua guerra em curso na Ucrânia.

Por Zeke Miller e Josh Boak | Associated Press

WASHINGTON (AP) — O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que não estava claro se o Irã já havia fornecido algum dos sistemas não tripulados para a Rússia, mas disse que os EUA têm "informações" que indicam que o Irã está se preparando para treinar as forças russas para usá-los já neste mês.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca Jake Sullivan fala durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, segunda-feira, 11 de julho de 2022, em Washington. (Foto AP/Evan Vucci)

"Nossas informações indicam que o governo iraniano está se preparando para fornecer à Rússia até várias centenas de UAVs, incluindo UAVs capazes de armas em uma linha do tempo acelerada", disse ele a repórteres na segunda-feira.

Sullivan disse que era a prova dos bombardeios esmagadores da Rússia na Ucrânia, que a levaram a consolidar ganhos no leste do país nas últimas semanas, estava "a um custo para a manutenção de suas próprias armas".

A revelação de Sullivan vem na véspera da viagem do presidente Joe Biden a Israel e à Arábia Saudita, onde o programa nuclear do Irã e atividades malignas na região serão um assunto-chave de discussão.

A decisão dos EUA de revelar publicamente que o principal rival regional dos dois países estava ajudando a rearmar a Rússia vem à medida que Israel e a Arábia Saudita têm resistido a unir esforços globais para punir a Rússia por sua invasão da Ucrânia devido aos seus interesses domésticos.

Sullivan também observou que o Irã forneceu veículos aéreos não tripulados semelhantes aos rebeldes houthi do Iêmen para atacar a Arábia Saudita antes que um cessar-fogo fosse alcançado no início deste ano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem