F-16 Block 30 agora é capaz de lançar o JASSM

O F-16 Block 30 empregado por 7 unidades da Guarda Aérea Nacional dos EUA e 2 unidades de reserva agora são capazes de lançar o AGM-158 Joint Air-Surface Standoff Missile (JASSM).

Por Redação Forças de Defesa

Isso foi possível por uma equipe da Guarda Aérea Nacional e do Centro de Testes de Comando da Reserva da Força Aérea (AATC).


“Este foi um teste significativo, pois leva um modelo antigo de F-16 e permite que ele acompanhe e às vezes exceda as capacidades dos F-16 mais novos”, disse o tenente-coronel Dustin Brown, diretor da força de teste combinada do F-16.

“Ao validar o uso do JASSM com o F-16 mais antigo, estamos garantindo que as aeronaves de 4ª geração possam participar de grandes operações de combate e complementar as missões de aeronaves de 5ª geração.”

O AGM-158 JASSM (Joint Air-to-Surface Standoff Missile) é um míssil de cruzeiro lançado do ar, de baixa observabilidade, desenvolvido pela Lockheed Martin para as Forças Armadas dos Estados Unidos. É uma grande arma furtiva de longo alcance com uma ogiva de perfuração de blindagem de 1.000 libras (454 kg).

Ele completou os testes e entrou em serviço com a Força Aérea dos EUA em 2009, e entrou em serviço estrangeiro na Austrália, Finlândia e Polônia em 2014. Uma versão de alcance estendido do míssil, o AGM-158B JASSM-ER (Joint Air-to -Surface Standoff Missile-Extended Range), entrou em serviço em 2014. Até 2016, 2.000 mísseis de ambos os modelos já tinham sido entregues à USAF.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem