Çavuşoğlu pede à Armênia que tome medidas concretas para a normalização

O ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Çavuşoğlu, disse: "Mais uma vez alerto a Armênia a se abster de provocações. A Turquia e o Azerbaijão são sinceros pela estabilidade, paz e tranquilidade da região. Essa normalização também é do interesse da Armênia."

Emre Karaca
e Fuat Kabakcı | Anadolu

Ancara - Cavusoglu, 13 anos. No âmbito da Conferência dos Embaixadores, ele participou dos discursos de Helga Maria Schmid, secretária-geral da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), e Jeyhun Bayramov, Ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, endereçado aos embaixadores.

Mevlüt Çavuşoğlu | Foto: Fatih Aktaş/AA

Dirigindo-se aos embaixadores antes do discurso do ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, Çavuşoğlu disse: "No 30º aniversário de sua independência, o mundo turco tornou-se ainda mais unido. O desenvolvimento mais importante que levou a essa unificação foi a tomada dos territórios ocupados da Armênia, ou seja, a vitória em Karabakh. Com a vitória karabakh, a autoconfiança do mundo turco aumentou ainda mais."

Çavuşoğlu afirmou que existem formatos trilaterais e quadrilaterais nos quais a Turquia e o Azerbaijão participam juntos, e que eles querem ajudar em questões como transporte e comércio, bem como trabalhar pela paz da região, especialmente na Ásia.

Referindo-se ao seu trabalho neste contexto, Çavuşoğlu disse: "Recentemente realizamos a reunião dos ministros da Turquia, Azerbaijão, Cazaquistão, Relações Exteriores e Transportes em Baku. Logo depois disso, na semana passada, realizamos uma reunião dos ministros das Relações Exteriores, Comércio e Transportes da Turquia, Azerbaijão e Uzbequistão no Uzbequistão."

"A normalização também é do interesse da Armênia"

Çavuşoğlu, que informou que seu homólogo que ele mais conheceu foi Bayramov, disse: "Também estamos coordenando o processo de normalização que realizamos separadamente com a Armênia e informamos e consultamos uns aos outros em todas as etapas. Quando chegar a hora, decidimos como tomar medidas em pontos críticos."

Referindo-se aos últimos acontecimentos com a Armênia, Çavuşoğlu disse: "Alerto a Armênia mais uma vez, especialmente para se abster de provocações. A Turquia e o Azerbaijão são sinceros pela estabilidade, paz e tranquilidade da região. Essa normalização também é do interesse da Armênia. Não só com palavras bonitas. Precisamos tomar medidas concretas e precisamos implementar os acordos", disse.

Ressaltando que a Turquia sempre esteve do lado do Azerbaijão e do Azerbaijão sempre esteve do lado da Turquia, Çavuşoğlu disse que o Azerbaijão sempre defendeu os direitos da Turquia, pelo menos tanto quanto a Turquia, especialmente em plataformas onde a Turquia não está presente.

"A Rússia não deve ser excluída da OSCE"

Em seu discurso aos embaixadores antes do discurso do secretário-geral da OSCE, Schmid, Çavuşoğlu enfatizou a necessidade de diálogo na região e disse: "Não achamos certo remover a Rússia da OSCE. (Isso) Achamos que vai minar a inclusão."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem