'Capaz de passar em qualquer lugar': Rússia lança avançado veículo todo-o-terreno Plastun

Durante uma apresentação de tecnologia militar russa para convidados internacionais no Fórum Técnico-Militar Internacional ARMY 2023 foi revelado um novo equipamento avançado – o veículo multiuso todo-o-terreno com esteiras Plastun (Rastejador).


Sputnik

No Império Russo o termo "plastun" se referia a subunidades de reconhecimento compostas por cossacos de Kuban (em certa medida eram análogos às forças especiais dos exércitos modernos). Muitas vezes, esses batedores cossacos se moviam silenciosamente rastejando durante as operações de combate. O termo militar "rastejar como um plastun" deriva dessa tática de reconhecimento.

Veículo leve multiuso todo-o-terreno Plastun © Sputnik / Maksim Blinov

O veículo todo-o-terreno leve e multiuso projetado pela Rússia herda as qualidades silenciosas, de mobilidade e imperceptibilidade dos plastuns. É por isso que foi nomeado em sua honra.

Vantagens do veículo todo-o-terreno

O diretor-executivo da empresa desenvolvedora e candidato em ciências técnicas Erik Sagymbaev falou em uma entrevista à Sputnik sobre as vantagens do veículo.

"Há uma grande demanda por esses veículos no mercado russo. A vantagem do veículo todo-o-terreno em esteiras não metálicas é que ele pode andar em qualquer lugar. Tanto em terrenos com baixa capacidade de sustentação, como em asfalto ou concreto, sem quebrá-las, sem transformar a rodovia em uma pista de tanques", disse o especialista.

De acordo com o Sagymbaev, logo desde o início eles visavam maximizar o uso de componentes russos em seus veículos.

O motor a gasolina de 1,6 litro e 106 cavalos de potência e a transmissão manual de cinco velocidades em veículo todo-o-terreno são feitos pela empresa AvtoVAZ. Eles são especialmente adaptados para veículos com esteiras. Além disso, peças de veículos UAZ e GAZ são amplamente utilizadas. Em outras palavras, o veículo todo-o-terreno Plastun é feito de peças locais em mais de 90%. Pode ser reparado com detalhes de série que há em lojas de peças para automóveis.

O primeiro Plastun

O Plastun original era um veículo todo-o-terreno anfíbio comercial puramente civil com uma carroçaria de alumínio fechada. A empresa apresentou-o no fórum ARMY 2023 e ele atraiu o interesse do Ministério da Defesa da Rússia. Os engenheiros foram encarregados de desenvolver em sua plataforma uma versão militar com um corpo simplificado e com blindagem leve, adequado para diversas subunidades, tais como paraquedistas, forças especiais, equipes de artilharia com morteiros, unidades de reconhecimento e paramédicos militares (para evacuar feridos do campo de batalha). Essa variante foi desenvolvida em apenas seis meses.

"O veículo atravessa facilmente locais onde uma pessoa ou um veículo com rodas não consegue passar: em areia movediça, terreno pantanoso, lama semilíquida, neve profunda e muito mais. A distância do solo do veículo todo-o-terreno é de 0,5 metro, e os ângulos de subida e descida, mesmo na versão civil, são os mesmos que, por exemplo, os do veículo de combate de infantaria BMP-2. A capacidade de carga útil é de até 1,5 tonelada e a velocidade normal de operação em terra firme é de 40 a 50 km/h", explicou o diretor-executivo da empresa.

"Na água o Plastun se move lentamente: 1-2 km/h rebobinando as esteiras e 5-6 km/h com um motor externo conectado. Quanto à sua capacidade de operar em diferentes condições climáticas, o veículo funciona bem tanto no Extremo Norte e no Ártico como em condições tropicais", concluiu Sagymbaev.

No Fórum 
ARMY 2023, os veículos todo-o-terreno da série Plastun em versões militares e civis estão atraindo um grande interesse entre os convidados estrangeiros que representam países amigáveis à Rússia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem