Eslovênia autoriza compra de segunda aeronave de transporte C-27J Spartan

Em um movimento para reforçar suas capacidades aéreas, as Forças Armadas da Eslovênia estão prontas para adquirir uma nova aeronave C-27J Spartan à sua frota após o Governo da República da Eslovênia autorizar a uma série de iniciativas destinadas a melhorar a atividade militar do país.


Por Fernando Valduga | Cavok

Esses projetos, integrados aos Programas de Desenvolvimento 2023-2026 dentro do orçamento do Exército Esloveno, significam o compromisso da nação em se adaptar aos desafios de segurança em evolução. Entre as iniciativas aprovadas estão a aquisição de uma aeronave de transporte tático adicional, um sistema avançado de defesa aérea, seis helicópteros de transporte polivalentes versáteis e uma formidável frota de 106 veículos de combate sobre rodas. Este movimento estratégico visa estabelecer um grupo médio e um batalhão de reconhecimento, posicionando a Eslovênia para enfrentar com eficácia as dinâmicas de segurança modernas.


O orçamento alocado para o projeto da aeronave de transporte tático foi revisado. Inicialmente fixado em 87.844.412 euros (IVA incluído), o orçamento foi aumentado para 159.030.340 euros (IVA incluído). Esta alteração reflete a decisão de adquirir uma segunda aeronave C-27J Spartan, com base no sucesso da aquisição da primeira aeronave.

A aquisição desta aeronave está alinhada com o Acordo Governo-a-Governo (G2G) Itália-Eslovênia assinado pelo Ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini, e pelo Ministro da Defesa esloveno, Matej Tonin, em 17 de novembro de 2021. Esta colaboração bilateral visa fortalecer a parceria estratégica entre as duas nações, após o contrato da primeira aeronave assinado em 31 de março de 2022. A decisão da Eslovênia de adquirir uma segunda aeronave C-27J Spartan ressalta sua dedicação em manter uma força de defesa versátil e resiliente.

A introdução desta segunda aeronave C-27J Spartan aumentará significativamente a disponibilidade operacional e preencherá lacunas que possam surgir devido à manutenção técnica da aeronave principal.

O C-27J Spartan, desenvolvido e produzido pela Divisão de Aeronaves de Leonardo (anteriormente Alenia Aermacchi), é uma versão avançada da aeronave G.222 da Alenia Aeronautica, incorporando elementos do Lockheed Martin C-130J Super Hercules. Juntamente com sua configuração de transporte padrão, a aeronave passou por adaptações especializadas para missões de patrulha marítima, busca e salvamento, operações C3 ISR (comando, controle, comunicações, inteligência, vigilância e reconhecimento), apoio aéreo e funções de ataque ao solo, bem como missões de guerra eletrônica.

Usado nos ambientes operacionais mais desafiadores, das altas altitudes dos Andes ao Afeganistão, o desempenho e a eficiência operacional do C-27J são possibilitados por novos aviônicos, apresentando um cockpit glass com cinco telas coloridas multifuncionais, um sistema de radar para transporte tático missões e sistemas avançados de comunicação.

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