Ucrânia: Moçambique e Guiné Equatorial como novos parceiros em África

Ministro ucraniano denuncia que a Rússia usa "corrupção e medo" para influenciar África, mencionando Moçambique e Guiné Equatorial como novos parceiros. Estarão os dois países entre a espada e a parede?


Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano disse hoje que a Rússia usa "a corrupção e o medo" para ganhar influência em África, elencando Moçambique e a Guiné Equatorial como dois dos novos parceiros no continente.

© John Minchillo/AP/picture alliance | Jemal Countess/UPI/newscom/picture alliance | Lev Radin/Pacific Press/picture alliance

"Foram muitos anos perdidos, mas vamos avançar com um renascimento da relação entre a Ucrânia e África, vamos tentar reavivar estas relações", disse Dmytro Kuleba, numa entrevista hoje publicada pela agência de notícias France-Presse (AFP), na qual acusou a Rússia de usar "a coerção, a corrupção e o medo" para manter os países africanos sob o seu controlo e apontou Moçambique e a Guiné Equatorial como novos parceiros no continente.

"Este continente precisa de um trabalho sistemático e a longo prazo", disse o governante, que já fez três visitas a África desde o outono passado.

Embora "a maioria dos países africanos" continue a demonstrar a sua "neutralidade" face ao conflito, "está em curso uma lenta erosão das posições russas em África", disse o ministro, citando a Libéria, o Quénia, o Gana, a Costa do Marfim, Moçambique, o Ruanda e a Guiné Equatorial como alguns dos "novos parceiros" de Kiev no continente.

A Rússia, afirmou, "tem dois instrumentos poderosos em África: a propaganda e [o grupo paramilitar] Wagner".

Para o chefe da diplomacia ucraniana, as preocupações russas sobre o fornecimento de cereais a África são "mentiras", tendo ficado demonstrado pelo abandono do acordo internacional que permitia a exportação de cereais ucranianos.

"Os africanos viram que todas estas histórias de Putin sobre como se preocupa com os países africanos são mentiras", concluiu Kouleba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem