Chamada do 911 mostra circunstâncias bizarras da ejeção do F-35: 'Não sei onde está o avião', diz piloto

Um piloto militar cujo caça avançado desapareceu temporariamente no fim de semana é ouvido repetidamente solicitando uma ambulância em uma ligação desconcertante do 911 da casa da Carolina do Sul onde ele caiu de paraquedas em segurança, de acordo com uma gravação de áudio divulgada nesta quinta-feira à Associated Press.


Por Tara Copp e James Pollard | Associated Press

A gravação de quatro minutos captura as circunstâncias bizarras para as três pessoas não identificadas envolvidas: um morador de North Charleston calmamente explicando que um piloto acabou de cair de paraquedas em seu quintal, o piloto que não sabe o que aconteceu com seu jato F-35 e um despachante intrigado tentando entender tudo isso.

AP Photo/Suhaimi Abdullah

"Pegamos um piloto na casa, e acho que ele pousou no meu quintal, e estamos tentando ver se conseguimos levar uma ambulância para a casa, por favor", disse o morador.

O piloto, que disse ter 47 anos, relatou se sentir "bem" após cair o que estimou ser 2.000 pés. Só as costas doíam, segundo ele. O morador disse que o piloto parecia bem.

"Senhora, um jato militar caiu. Eu sou o piloto. Precisamos fazer o resgate rolar", disse o piloto. "Não sei onde está o avião. Ele teria caído em algum lugar. Eu ejetei."

Mais tarde, na ligação, ele fez outro pedido de ajuda médica.

"Senhora, sou piloto de um avião militar e ejetei. Então eu apenas andei de paraquedas até o chão. Você pode, por favor, enviar uma ambulância?", disse o piloto.

Os fuzileiros descreveram o piloto como um aviador experiente com décadas de experiência no cockpit.

O F-35 caiu no domingo depois que uma avaria levou o piloto a ejetar sobre Charleston e pousar no quintal residencial não muito longe do Aeroporto Internacional de Charleston.

O caça, que o Corpo de Fuzileiros Navais disse estar a uma altitude de apenas cerca de 1.000 pés (300 metros), continuou voando por 60 milhas (100 quilômetros) até cair em uma área rural perto de Indiantown. Demorou mais de um dia para localizar os destroços.

Em uma ligação separada de oito minutos divulgada na quinta-feira à AP, um funcionário não identificado tentou explicar que eles tinham "um piloto com seu paraquedas", mas nenhuma informação sobre o que aconteceu com seu avião ou a notícia de um acidente. Ele disse que "o piloto perdeu de vista ao descer devido ao tempo".

O funcionário também lembrou ter ouvido um "barulho bastante alto" cerca de 25 minutos antes que "soou algo como um tornado, possivelmente um avião".

O Corpo de Fuzileiros Navais disse na quinta-feira que um recurso em caças destinado a proteger pilotos em emergências poderia explicar como o F-35 conseguiu continuar suas viagens. Eles disseram que, embora não estivesse claro por que o jato continuava voando, o software de controle de voo teria funcionado para mantê-lo estável se não houvesse mais as mãos de um piloto nos controles.

"Se o jato estiver estável em voo plano, o jato tentará ficar lá. Se foi em uma subida ou descida estabelecida, o jato manterá um estado 1G nessa subida ou descida até ser ordenado a fazer outra coisa", disse o Corpo de Fuzileiros Navais em um comunicado. "Isso é projetado para salvar nossos pilotos se eles estiverem incapacitados ou perderem a consciência situacional."

Outras perguntas sobre o acidente permaneceram, notavelmente por que o avião não foi rastreado enquanto continuava sobrevoando a Carolina do Sul e como poderia levar mais de um dia para encontrar um enorme caça que sobrevoou áreas povoadas, embora rurais.

Os fuzileiros navais disseram que recursos que apagam as comunicações seguras de um jato em caso de ejeção - um recurso projetado para proteger a localização do piloto e os sistemas de classificação do avião - também podem ter complicado os esforços para encontrá-lo.

"Normalmente, as aeronaves são rastreadas por meio de radares e códigos de transponder", disseram os fuzileiros navais. "Após a ejeção do piloto, a aeronave é projetada para apagar (ou 'zerar') toda a comunicação segura."

O avião teria continuado transmitindo um identificador em um canal aberto para se identificar como amigo ou inimigo - mas mesmo em um canal de comunicações não confidencial o controle de tráfego aéreo pode não ter sido capaz de captar o sinal, dependendo de quão poderoso seu radar era, o clima na época, quão alto o avião estava voando e o terreno. disseram os fuzileiros navais. Eles disseram que tempestades e tetos baixos de nuvens dificultaram ainda mais as buscas pelo avião.

"Quando combinado com as capacidades furtivas do F-35, o rastreamento do jato teve que ser feito por meios não tradicionais", disse o serviço em seu comunicado.

O incidente ainda está sob investigação e os resultados de um conselho de revisão oficial podem levar meses.

No entanto, os fuzileiros navais disseram que o recurso que manteve o avião voando pode não apenas ter salvado a vida do piloto, mas de outras pessoas em solo.

"A boa notícia é que parecia funcionar como anunciado. O outro lado positivo neste caso é que, através do F-35 voando para longe, ele evitou colidir com uma área densamente povoada ao redor do aeroporto e, felizmente, caiu em um campo vazio e área florestal", disse o comunicado.

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