Incidentes "misteriosos" no sul do Mar Vermelho. Quem está por trás disso?

Em conjunto com ataques do grupo houthi iemenita no Mar Vermelho contra navios israelenses ou indo para portos israelenses, a região que se estende do Golfo de Áden ao Mar Arábico até o Oceano Índico testemunhou operações visando navios na rota comercial marítima internacional, levantando questões sobre quem está por trás dessas operações.


Al Jazeera

Embora os houthis tenham reivindicado a responsabilidade por muitas operações visando navios israelenses ou relacionadas a Tel Aviv, operações semelhantes, seja no Mar Vermelho, no Golfo de Áden, no Mar Arábico e até no Oceano Índico, não foram reivindicadas por nenhuma parte, embora o dedo tenha sido apontado para os houthis, Irã ou piratas somalis na região de Puntland.

Foto de arquivo de um dos navios visados pelo grupo Houthi (Anatólia)


Eritreia à porta do conflito


Entre essas operações estava o anúncio da Autoridade Britânica de Operações de Comércio Marítimo em 16 de janeiro de que quatro barcos suspeitos se aproximaram de um navio a menos de 400 metros, mas eles se afastaram depois que os guardas do navio dispararam tiros de advertência na água do mar, levando os barcos a sair.

O órgão britânico não disse quem o navio estava rastreando, nem mesmo a bandeira que ele hasteia, nem a identidade dos atacantes, nem assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Dado que o ataque ocorreu ao norte do porto de Assab, localizado no sudeste da Eritreia e ao largo do porto iemenita de Mokha, que está sob o controle do movimento houthi, não é improvável que os houthis estivessem por trás da operação, que não atingiu seu objetivo.

O sul do Mar Vermelho é uma área de atividade para o grupo houthi, e é improvável que piratas somalis estivessem por trás do ataque, dada a distância e o uso de barcos pelos atacantes em vez de navios que podem navegar longas distâncias e cruzar o estreito de Bab al-Mandab, que está repleto de navios de guerra americanos e internacionais.

Mas o interessante é que o porto eritreu de Assab, perto do qual ocorreu o incidente, tem uma base militar iraniana desde 2009, e o mais estranho é que Israel tem uma base militar no arquipélago de Dahlak (leste) e uma segunda base de espionagem no cume de Imba Essaouira, a montanha mais alta do país (sudeste), além de uma presença militar no porto de Massawa, a leste da capital Asmara, segundo o pesquisador libanês Ibrahim Alloush.

Esta presença dos dois maiores inimigos regionais no Médio Oriente, no sul da Eritreia (Irã) e no norte de Israel (Israel), não foi isenta de incidentes não identificados, como o ataque a duas bases israelitas na Eritreia em 26 de outubro, 19 dias após o início da guerra em Gaza e um dia antes do início da guerra terrestre na Faixa.

Portanto, o incidente com o navio portuário Assab não pode ser descartado como uma ligação com a guerra israelense na Faixa de Gaza, a tentativa dos houthis de romper o cerco a Gaza ou uma expressão do conflito entre Teerã e Tel Aviv, no sul do Mar Vermelho.

O que confirmará essa hipótese é a divulgação da identidade do navio e se ele tem algo a ver com Israel ou Irã.

Conflito se estende ao Oceano Índico


A guerra se expandiu para o Oceano Índico depois que a Autoridade Britânica de Operações de Comércio Marítimo anunciou em 23 de dezembro que um drone tinha como alvo um navio porta-contêineres de propriedade de um empresário israelense a cerca de 370 km a sudoeste do porto indiano de Veraval.

Washington apontou o dedo diretamente ao Irã, embora tenha negado estar por trás deste ataque, e os houthis não foram mencionados dada a distância entre eles e o leste do Oceano Índico, embora geralmente anunciem suas operações bem-sucedidas no ataque a navios israelenses, e já haviam visado o porto israelense de Eilat (sul) com drones e mísseis balísticos.

Os piratas somalis também podem ser excluídos porque não têm drones que possam chegar ao leste do Oceano Índico, onde sua tática depende do uso de lanchas e alguns poucos funcionários levemente armados.

Mas a mensagem mais importante enviada pelos atacantes aos navios israelenses, segundo observadores, é que eles não estão seguros, mesmo que mudem de rumo em direção ao Cabo da Boa Esperança, longe do estreito de Bab al-Mandab e do canal de Suez.

Retorno dos piratas somalis


Embora a maioria dos ataques contra navios na principal rota comercial marítima entre a Ásia e a Europa através do Mar Vermelho seja atribuída principalmente aos houthis e iranianos em segundo lugar, os piratas somalis voltaram à vanguarda depois que seu papel diminuiu nos últimos quatro anos.

Desde o início da guerra israelense na Faixa de Gaza, houve vários incidentes de ataque a navios: em novembro passado, supostos piratas somalis sequestraram um navio pesqueiro iraniano no Golfo de Áden e exigiram resgate, negando seus laços com os houthis e Teerã, ou a hipótese de simpatia pelos moradores da Faixa de Gaza.

Dois dias depois, homens armados não identificados em lanchas tentaram sequestrar um petroleiro de propriedade israelense do Central Park no Golfo de Áden, na costa da região de Puntland, na Somália, mas a Marinha dos EUA os perseguiu e prendeu cinco deles.

Vários relatos indicaram que os militantes desconhecidos não passam de piratas somalis, sem esclarecer imediatamente o propósito de visar um petroleiro israelita, numa altura em que o foco nos últimos três meses de 2023 estava no sequestro de navios de pesca iranianos, como o sequestro de dois navios de pesca iranianos em setembro passado, antes da eclosão da guerra na Faixa de Gaza.

O sequestro de um navio mercante de bandeira de Malta no Mar Arábico foi registrado em dezembro passado perto da ilha iemenita de Socotra, de acordo com a força naval da União Europeia.

Embora o Ministério da Defesa da Espanha tenha descrito os sequestradores como atacantes desconhecidos, relatos da mídia ocidental classificaram o incidente como o primeiro sequestro de um navio comercial por piratas somalis desde 2017.

Quer os houthis, o Irão ou os piratas somalis estejam por detrás destes ataques a navios de pesca ou de navios petroleiros, isso terá repercussões negativas numa das rotas marítimas globais mais importantes, e a continuação da guerra israelita na Faixa de Gaza abriria mais do que uma frente para o conflito.

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