Navio mercante é atingido por míssil na costa do Iêmen

Um navio mercante foi atingido por um míssil ao largo da costa do Iêmen, informou a empresa de segurança marítima Ambrey na manhã desta quinta-feira (1º, noite de quarta em Brasília).


g1

A Ambrey afirmou que o navio foi atingido quando navegava a sudoeste de Aden, no Iêmen, e que houve uma explosão a bordo.


Este incidente ocorre após uma série de ataques a navios mercantes realizados pelos rebeldes houthis do Iêmen, aliados do Irã, no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, em "solidariedade" com Gaza.

Outros incidentes


No dia 26, os houthis disseram que suas forças navais atacaram e incendiaram "o navio petroleiro britânico Marlin Luanda".

No dia 15, eles dispararam mísseis contra navios americanos.

Mar Vermelho e Israel


Desde novembro, os rebeldes realizam ataques contra navios que passam pelo Mar Vermelho em protesto à guerra de Israel contra o Hamas, um de seus aliados, na Faixa de Gaza. Em dezembro, por exemplo, uma embarcação norueguesa foi atacada por um míssil, na costa do Iêmen.

O grupo prometeu continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza e alertaram que atacariam navios de guerra dos EUA se o próprio grupo de milícia fosse alvo.

O Mar Vermelho é um canal entre a Península Arábica e o continente africano — em um ponto, no Estreito de Babelmândebe, a distância entre os dois continentes é de apenas 30 quilômetros de mar. O Iêmen fica em uma das pontas do estreito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem