Chefe da Otan pede que EUA “cumpram o que prometeram” e aprovem ajuda à Ucrânia

Jens Stoltenberg ressaltou que ucranianos estão com poucos recursos, enquanto Rússia avança no campo de batalha


Duarte Mendonca | CNN

O secretário-geral da Otan (a aliança militar do Ocidente), Jens Stoltenberg, pediu que os Estados Unidos “cumpram o que prometeram”, contribuindo com um pacote de ajuda para a Ucrânia.

Militar ucraniano inspeciona trincheira recém-cavada perto de Kupiansk 28/12/2023 REUTERS/Thomas Peter

Em entrevista a Christiane Amanpour, da CNN, no sábado (17), Stoltenberg disse que é vital e urgente que os EUA votem um pacote para a Ucrânia.

“O que posso dizer é a necessidade vital e urgente dos EUA decidirem sobre um pacote para a Ucrânia, porque eles precisam desse apoio e compartilhamos deveres entre a Europa, o Canadá e os Estados Unidos”, explicou Stoltenberg em um painel de discussão durante o Conselho de Segurança de Munique.

O secretário lembrou ao público presente que a Ucrânia está com poucos recursos, especialmente em relação a munições.

“No início da guerra na Ucrânia, esgotamos os nossos estoques, mas agora eles [estoques ucranianos] estão bastante baixos. Portanto, estamos nos concentrando em como aumentar a produção”, destacou.

Ele anunciou ainda que “há novas fábricas sendo instaladas, a produção aumentou, mas há necessidade urgente de fazer mais”.

Na semana passada, o Senado dos EUA aprovou um pacote de ajuda externa de US$ 95,3 bilhões, que inclui assistência à Ucrânia, mas a medida enfrenta um futuro incerto na Câmara, onde o presidente Mike Johnson sinalizou que não a levará a votação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem