Damen revela novo Navio de Apoio Multiuso (MPSS) para enfrentar os desafios atuais de defesa e segurança

O mais recente design da Damen é uma resposta ao uso crescente da tecnologia de drones no mar


Forças de Defesa

O Grupo Damen Shipyards revelou um novo design de navio baseado nas modernas exigências de defesa e segurança. O Navio de Apoio Multiuso (MPSS) foi desenvolvido em conjunto com a Marinha Portuguesa, cliente inicial do projeto. É uma solução para o uso crescente da tecnologia de drones em combate e vigilância. Além de sua função principal, o MPSS é projetado para cumprir uma ampla gama de tarefas adicionais, incluindo papéis auxiliares.


A Damen iniciou a construção do primeiro navio deste novo design. A linha MPSS, que apresenta versões de 7000 e 9000 toneladas, combina a visão da Marinha Portuguesa com o processo comprovado de construção naval da Damen, usando soluções padronizadas sempre que possível. Como resultado, o navio pode ser construído rapidamente e oferece uma plataforma confiável e econômica.

Embora os equipamentos elétricos, de comunicação e navegação instalados no MPSS sejam de classe militar, o navio também utilizará tecnologia comercial disponível. Isso inclui, por exemplo, os módulos de equipamentos específicos da missão, pelos quais o navio alcança sua capacidade multifuncional.

Dessa forma, quando não for necessário desempenhar sua função principal, o MPSS pode ser aplicado a uma ampla gama de deveres, incluindo gerenciamento de drones (aéreos, marítimos e subaquáticos), apoio anfíbio, socorro em emergências/desastres, busca e resgate, apoio a mergulho, realização de operações de resgate de submarinos e operações com helicópteros.

O MPSS 7000 mede 107 x 20 metros. Prevê-se que será operado por uma tripulação de 48 pessoas, com instalações adicionais para até 100 pessoal especial e acomodação temporária extra para 42 pessoas, por exemplo, em caso de operação de socorro em desastres. O MPSS 9000 mede 130 x 20 metros e é capaz de conduzir ainda mais operações.

Como resultado de sua abordagem modular, o navio pode ser utilizado durante todo o ano e também é fácil de manter. A Série MPSS pode permanecer no mar por períodos de pelo menos 45 dias. Todos esses fatores contribuem para o valor geral do navio, aumentando significativamente o tempo de atividade.

Piet van Rooij, gerente comercial do departamento de Defesa e Segurança da Damen, disse sobre o novo navio, “A linha MPSS é uma resposta ao uso crescente da tecnologia de drones que vemos em situações modernas de combate e vigilância. Percebemos que tais capacidades seriam de crescente importância para os países que buscam sustentar sua soberania. Ao mesmo tempo, este é um navio multiuso que pode ser aplicado a uma ampla gama de operações adicionais, oferecendo assim valor pelo dinheiro do contribuinte. Este tema é ainda desenvolvido usando tecnologia comercial disponível, que garante a construção econômica de uma plataforma confiável. Estamos muito ansiosos para apresentar este novo navio, inclusive em exposições, nos próximos meses.”

Damen Shipyards Group – Oceanos de Possibilidades


O Grupo Damen Shipyards está em operação há mais de noventa e cinco anos e oferece soluções marítimas em todo o mundo, por meio do design, construção, conversão e reparo de navios e componentes navais. Integrando sistemas, criamos plataformas inovadoras e de alta qualidade, que proporcionam aos nossos clientes valor agregado máximo.

Nossos valores fundamentais são comunhão, artesanato, empreendedorismo e administração. Nosso objetivo é tornar-nos o construtor naval mais sustentável do mundo, por meio da digitalização, padronização e construção serial de nossos navios inovadores e pelo uso de materiais circulares.

A Damen opera 35 estaleiros e 20 outras empresas em 20 países, apoiados por uma rede mundial de vendas e serviços. Entregamos cerca de 100 navios por ano, com um valor de produção total de mais de 3 bilhões de euros. Oferecemos emprego direto a aproximadamente 12.500 pessoas. Em tudo o que fazemos, nosso objetivo é garantir um impacto positivo no ambiente local e na sociedade.

FONTE: Damen

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem