Soldados das forças especiais afegãs abandonados ao Talibã serão autorizados a entrar no Reino Unido em reviravolta

Cerca de 400 veteranos terão seus pedidos de assentamento no Reino Unido revisados após ministro admitir que algumas decisões anteriores "não foram robustas"


Charles Hymas | The Telegraph

Centenas de soldados das forças especiais afegãs que foram abandonados pelo Reino Unido, apesar de arriscarem suas vidas para lutar contra o Talibã, finalmente receberão refúgio no Reino Unido.

Forças especiais afegãs participam de exercício de treinamento em Cabul poucos meses antes da evacuação de tropas britânicas e americanas CRÉDITO: ANADOLU AGENCY

Cerca de 400 soldados que serviram em duas unidades especializadas terão seus pedidos de assentamento no Reino Unido analisados depois que o Ministério da Defesa decidiu mudar a forma como avalia suas reivindicações.

Os soldados foram submetidos a tortura e assassinato nas mãos dos talibãs depois de terem sido negados ajuda pelo Governo do Reino Unido, apesar de extensas evidências mostrarem que foram pagos, treinados e trabalharam "ombro a ombro" com as forças especiais britânicas.

As duas unidades são conhecidas como Triples porque seus títulos completos são a Força de Comando Afegã 333 e a Força Territorial Afegã 444.

Ao anunciar a revisão nos Comuns, James Heappey, ministro da Defesa, admitiu que algumas decisões que rejeitam os pedidos de recolocação dos ex-soldados "não são robustas".

"Uma revisão recente dos processos em torno das decisões de elegibilidade demonstrou casos de aplicação inconsistente dos critérios Arap (Política de Realocação e Assistência Afegã) em certos casos", disse ele aos deputados.

"Agora vamos trabalhar rapidamente para garantir que essas decisões sejam revistas, e os casos e decisões sejam alterados, se necessário. Sem dúvida, houve algumas decisões tomadas que não são robustas e precisam ser revistas."

Em alguns casos, acredita-se que nenhuma consideração foi dada a certificados oficiais e carteiras de identidade mostrando sua proximidade com as forças especiais do Reino Unido. Em outros casos, referências de colegas britânicos e evidências de um holerite do Reino Unido foram ignoradas.

Pelo menos seis membros do Triples foram assassinados pelo Talibã desde a retirada do Ocidente do Afeganistão em agosto de 2021. Pelo menos 200 que fugiram para o Paquistão enfrentam a deportação de volta para o Afeganistão.

Se forem bem-sucedidos na análise de seus pedidos, os soldados das forças especiais poderão levar seus familiares para o Reino Unido – o que significa que centenas com medo de suas vidas no Afeganistão e no Paquistão poderão receber refúgio.

Sir David Davis, ex-ministro do Gabinete e ex-soldado da SAS, disse: "O ministro diz, com razão, que lhes devemos uma dívida de gratidão. Isso é mais do que isso. É uma dívida de honra.

"Assim podemos garantir – tanto em termos da administração que é realizada, mas também em termos de nossa relação com o Paquistão – que fazemos tudo para cumprir nossa dívida de honra o mais rápido possível."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem