Super Etendard Modernizé da Marinha Argentina mais perto de poder voar

Em nossa nota de 6 de abril de 2023 (CITEDEF avalia um banco de testes para foguetes de assento ejetável (pucara.org)) expressamos essa conquista do CITEDEF no desenvolvimento de um banco de teste de cartucho de assento ejetável.


Santiago Rivas | Pucará Defensa

É agora possível no CITEDEF, com base no novo banco de ensaio e uma vez que não é conhecida a existência de um similar no continente fora dos Estados Unidos, realizar estudos para determinar o desempenho de novos sistemas no momento da sua recepção, de sistemas que estão prestes a expirar para determinar a viabilidade de prolongar a sua vida útil restante ou, fundamentalmente, realizar estudos e desenvolvimentos de P+D para a fabricação local de todos os componentes pirotécnicos/propulsivos. Deve-se notar que a tecnologia para a execução desses testes só é dominada por pouquíssimos países, entre os quais a Argentina está localizada, agora, graças a este projeto.

Super Etendard

Nesse sentido, podemos mencionar que as aeronaves A-4AR Fightinghawk da Força Aérea Argentina (FAA) estão indo para a 5ª certificação de extensão de vida útil de seus cartuchos. No caso das aeronaves Super Etendard/SEM do Comando de Aviação Naval (COAN), até o momento elas possuem a primeira certificação de extensão de vida útil dos cartuchos ejetáveis, que estão habilitados a voar com segurança por dois anos, de acordo com a certificação emitida pelo CITEDEF.

Com esta certificação, o cenário muda para as aeronaves SEM que não puderam voar desde a sua chegada em 2019, em resultado do veto britânico à aquisição de pirotecnia de assento ejetável. Por fim, as autorizações para o uso e liberação de aeronaves em voo dependerão dos órgãos de controle interno das Forças Armadas Argentinas, a Diretoria de Aeronavegabilidade Militar Conjunta (DIGAMC) por meio dos regulamentos atuais que endossam os processos de manutenção. Nesse novo cenário, colocar aeronaves SEM em serviço dependeria exclusivamente da capacidade local, sem esquecer as possíveis alternativas que contemplam até mesmo uma mudança de assento para um modelo não britânico em um futuro próximo.

Com a instalação da bancada de teste de cartuchos de ejeção pelo CITEDEF em abril do ano passado, a Marinha Argentina entrou em contato com a agência para estender a vida útil dos cartuchos das aeronaves SEM/SUE. Posteriormente, os cartuchos chegaram às instalações do centro de pesquisa para estudo técnico, onde foram realizados testes de material e funcionais. O resultado bem-sucedido desse trabalho foi oficialmente certificado no final de 2023, quando a Marinha argentina conseguiu alcançar a extensão da vida útil por dois anos. Esse tipo de prolongamento da vida útil dos cartuchos de ejeção tem sido realizado rotineiramente há muitos anos pela Marinha dos EUA, USAF, Índia e outros países.

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