Crosetto: "Não aos militares na Ucrânia, a França não deve falar pela NATO"

O ministro da Defesa: "Os canais diplomáticos devem ser ativados com mais força. A conversão da Rússia em uma economia de guerra a torna mais ágil do que o Ocidente.


Federico Capurso | La Stampa

ROMA. Ele sempre permaneceu em silêncio, enquanto o escândalo do dossiê explodia, descoberto após sua denúncia. Agora, no entanto, o ministro da Defesa, Guido Crosetto, concorda em falar sobre o assunto. Fala de quem "tentou assustar-me" e da satisfação "por ter tido a coragem de continuar". Agora, acrescenta: "Acho que vou complementar a minha queixa com novos elementos. Acho que é um escândalo maior do que o que surgiu até agora." Mas no pensamento de Crosetto, antes de mais nada, há o compromisso militar da Itália nos teatros de guerra. Do Mar Vermelho, onde se intensificam os confrontos com os rebeldes houthis, à Ucrânia, onde surgem preocupações sobre a "superioridade militar russa" e a ideia de usar tropas da NATO no terreno, o que, adverte, "levaria a uma escalada perigosa".

Reuters

Polônia e França insistem, propondo o envio de tropas da Aliança Atlântica. A Itália é contra?


"França e Polônia não podem falar em nome da Otan, que foi formal e voluntariamente mantida fora do conflito desde o início. Trazer tropas para Kiev significa dar um passo em direção a uma escalada unidirecional que apagaria o caminho da diplomacia. Não faz sentido colocar essa linha de argumento agora, depois de dois anos de guerra."

Kiev está em apuros. Há uma desproporção nas tropas, e Zelensky denuncia suprimentos militares que são muito lentos.


"São questões importantes que sempre coloquei em todas as mesas. Assim como a conversão da Rússia em uma economia de guerra, o que a torna mais bem equipada e mais ágil do que a Otan na produção de armas. O Ocidente descobriu que tem muito menos capacidade de produção do que a da Rússia e precisa de tempo para inverter o curso. Continuamos a apoiar Kiev, mas precisamos pensar em como podemos ajudá-los a recuperar sua liberdade, território e segurança de outra maneira: ativando os canais diplomáticos com mais força. Agora, o presidente turco, Erdogan, se reúne com Zelensky. Espero que se possam fazer progressos nessa mesa."

Também estamos envolvidos no Mar Vermelho. Os houthis aumentam a intensidade dos ataques de drones. Poderemos reagir, no futuro, saindo de uma perspectiva puramente defensiva?


"Estamos nos movendo com um mandato muito claro do Parlamento: a Itália pode responder a ataques, não pode atacar. Não há requisitos constitucionais para que isso mude a natureza da nossa missão militar."

Vamos dar ajuda logística à missão anglo-americana, que vai tomar medidas ofensivas?


"É vantajoso para todos coordenar e compartilhar as informações que você tem. E aí somos aliados: diante de qualquer problema logístico, claro, nos ajudamos uns aos outros."

Como leu as últimas notícias sobre o escândalo do dossiê?


"Tenho minha própria ideia e espero que ela surja do trabalho de Cantone, mas não vou expô-la agora. Vejo uma agitação generalizada e não estou falando dos suspeitos. Nos últimos meses tenho sido atacado com tecidos e artigos. Tentaram me assustar e me deslegitimar."

O que acha da ideia de uma comissão parlamentar de inquérito?


"Penso, tal como Nordio, que é necessário reconstruir a credibilidade das instituições e permitir que o Parlamento trabalhe em instrumentos legislativos com os quais possa evitar novos abusos no futuro. Mas há um tempo para tudo. Agora há a investigação que a Cantone está a levar a cabo e a ideia de uma comissão não deve enfraquecê-la, nem travar o trabalho já iniciado pela Copasir e pela Antimáfia. A constituição de uma comissão de inquérito, então, pode demorar muito tempo, até porque esses órgãos têm sido muitas vezes úteis a muitos, no Parlamento, no embate político".

Devem ser tomadas medidas legislativas?


"À luz das falhas que surgiram, inclusive na segurança cibernética, eu diria que sim. Esse será o trabalho do Parlamento."

Há quem tenha usado este escândalo para atacar os jornais. Errado?


"Alguns jornais combatem a política e não a informação e querem deslegitimar seus adversários políticos, até difamando-os, mas esse não é o problema. Não acho que sejam conspiradores. O problema é quando um jornalista se torna um instrumento de lógicas que nada têm a ver com informação, ou quando ele é pago não só pelo seu editor. Aqui precisamos entender como e por quê, para defender informações verdadeiras."

O assunto também foi parar na campanha eleitoral de Abruzzo. Se a centro-direita for derrotada, o que acontece?


"Acho que não vai acontecer nada com o governo, embora perder seja muito pior do que ganhar. Me surpreenderia porque Marsilio fez um ótimo trabalho. Eu perderia a fé na capacidade dos eleitores de entender quando há uma pessoa que trabalhou bem para eles."

Na campanha para as eleições europeias, no entanto, ele corre o risco de se encontrar com o general Vannacci, caso Salvini o nomeie.


"Caso por educação, eu me despeço dele, mesmo sabendo que depois de algum tempo ele não será mais um general, mas um deputado. Dupla satisfação. Aí cada um indica quem quiser. No passado, para buscar consensos, atores, dançarinos e esportistas se candidataram. Se o Vannacci trouxer votos para a Liga, ficarei feliz. O mais importante é o bom resultado dos partidos da coligação."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem